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dc.contributor.advisorLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.authorChimarosti, Flavia Zanetti
dc.contributor.otherPedrini, Maristela
dc.contributor.otherFarina, Silvia Hauser
dc.date.accessioned2021-07-13T18:10:40Z
dc.date.available2021-07-13T18:10:40Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.date.submitted2020-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8485
dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a Educação Infantil". O problema que mobilizou a realização desta pesquisa foi expresso pelo seguinte questionamento: quais são as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil? O TCC teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil, bem como propostas para trabalhá-la em sala de aula, percebendo sua importância. Assim, para o melhor entendimento sobre as contribuições da musicalidade no desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos), foi necessário definir quem é a criança, o que é a Educação Infantil, quem é o ser humano nessa faixa etária, quais as principais características do seu desenvolvimento e aprendizagem, bem como o que é música. O aporte teórico foi trazido especialmente por ALVES (2015), BEE (1977), BRITO (2003) e MEDEL (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola municipal infantil em Bento Gonçalves, por meio da realização de entrevistas com a diretora e a vice-diretora da escola, questionários com as professoras das turmas do Berçário I e II, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. O intuito foi de verificar se o trabalho com a musicalidade está presente nas turmas de Berçário, bem como a forma como é abordado. O bebê interage com uma vasta gama de sons ainda antes de nascer, quando está no ventre de sua mãe. A partir do momento em que nasce, ele desenvolve o sentido da audição de forma mais apurada e veloz, vivenciando experiências sonoras cada vez maiores, interagindo com o mundo ao seu redor. A partir da realização da investigação, foi possível observar que o trabalho com a musicalidade vai muito além das atividades de escutar CDs, cantar e dançar. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o bebê, como a atenção, a concentração, a criatividade, a escuta atenta, a fala, a imaginação, a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a exploração do meio em que vive, entre tantas outras, assim como para a aprendizagem de valores importantes, como o amor, o carinho e o respeito com o outro. Também foi possível constatar que não existe uma única forma para se trabalhar a musicalidade com os bebês, nem um único espaço. São múltiplas as possibilidades. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica e criançaspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleMusicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2020-12-18


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