Estudo da influência da preparação mecânica na aderência do primer bicomponente e na corrosão de liga de aumínio 3105
Mostra/ Apri
Data
2021-06-29Autore
Dutra, Larissa
Orientador
Jonko, Eliena
Metadata
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O alumínio e suas ligas constituem o mais importante metal não-ferroso com utilização em diferentes segmentos da indústria devido às suas propriedades físico-químicas, tais como baixo peso específico, alta condutibilidade térmica e resistência à corrosão. Esta última característica é a principal responsável pela sua utilização no setor automotivo como material estrutural. Porém o alumínio é suscetível a processos corrosivos em meios agressivos, principalmente alcalino e com presença de cloretos. Sendo assim, a pintura se tornou o meio de proteção anticorrosiva mais utilizado neste setor. Deste modo, a preparação adequada da superfície se faz necessária para alcançar a proteção eficaz do revestimento aplicado. Dentre as formas de preparo utilizadas, a preparação mecânica do material destaca-se como um método eficaz e de fácil utilização. Com base nisso, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar a influência do processo de lixamento, em amostras de liga de Al 3105, na aderência do primer bicomponente (base epóxi-acrílico), bem como avaliar possíveis alterações provocadas no processo corrosivo do metal em função do lixamento. Para tanto avaliou-se amostras da liga de Al com e sem preparação mecânica e recobertas com primer bicomponente por meio de análises de MEV/FEG e EDS, ensaios mecânicos (aderência, flexibilidade por mandril cônico e resistência ao impacto), além de ensaios de corrosão acelerada (resistência à umidade, imersão em meio neutro, ácido e alcalino, névoa salina neutra e névoa salina acética). Os ensaios mecânicos não apresentaram alterações, nem falhas do revestimento de primer bicomponente. Nos ensaios de imersão em pH 2 e névoa salina neutra observou-se resistência à corrosão inferior nas amostras com preparação mecânica. A análise de rugosidade superficial evidenciou a diferença no perfil de rugosidade entre as amostras lisas e aquelas submetidas ao processo de lixamento, de modo que as amostras lixadas apresentaram rugosidade aritmética duas vezes maior, como esperado. Nas análises de MEV/FEG e EDS verificou-se que o processo de preparação mecânica expõe partículas mais nobres presentes na liga de Al 3105, o que possibilita a formação de micro pilhas galvânicas na superfície do material, favorecendo assim o processo corrosivo. Os resultados obtidos indicam que o processo de preparação mecânica da amostra tende a diminuir sua resistência à corrosão, mesmo nas amostras revestidas com primer bicomponente, além disso, não foi possível verificar alterações na aderência da interface substrato/primer devido ao processo de preparação mecânica da superfície. [resumo fornecido pelo autor]