dc.contributor.advisor | Grison, Vagner | |
dc.contributor.author | Bisol, Matheus | |
dc.contributor.other | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.other | Nascimento, Vagner do | |
dc.date.accessioned | 2021-07-31T16:47:46Z | |
dc.date.available | 2021-07-31T16:47:46Z | |
dc.date.issued | 2021-07-12 | |
dc.date.submitted | 2021-06-18 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8554 | |
dc.description | O presente trabalho tem como objetivo dimensionar e avaliar um sistema de freio exclusivo para um veículo off-road tipo Baja SAE. Para a elaboração deste estudo, foram adotadas como parâmetro, as configurações do projeto do Baja de 2019 da Equipe Tobaja. A partir dele foram retiradas informações para realizar o estudo dinâmico e a também foram buscadas dimensões específicas para fabricação de componentes como o pedal de freio e o cilindro mestre de freio, o qual foi dimensionado de acordo com a necessidade do veículo; e a compra de itens comerciais, como discos e pinças de freio. Ambos os sistemas de freio, como aquele já existente no Baja assim como o sistema de freio proposto nesta pesquisa, foram previamente dimensionados em planilha. Estes sistemas de freio foram avaliados e dimensionados para operar com 231,50 N, força a qual corresponde a força ideal de aplicação do percentil 1% feminino sem causar estresses físicos no piloto. Os sistemas de freio, na sequência foram validados em uma bancada de testes construída para a realização deste estudo, a qual leva como conceito de funcionamento um dinamômetro de inércia. Desta forma foi avaliado o torque de frenagem gerado pelo sistema de freio em função da força aplicada sobre o pedal de freio. O sistema de freio 2019, exigiu do piloto 422 N para atingir os 662 Nm que o Baja exige no eixo dianteiro, ao passo que o sistema de freio proposto exigiu 253 N para atingir o mesmo torque de frenagem. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to design and evaluate an exclusive brake system for a Baja SAE off-road vehicle. For the preparation of this study, the configurations of the 2019 Baja project of the Tobaja Team were adopted as a parameter. From it, information was collected to carry out the dynamic study and specific dimensions were also sought for the manufacture of components such as the brake pedal and the brake master cylinder, which were dimensioned according to the vehicle's needs; and the purchase of commercial items such as brake discs and calipers. Both brake systems, such as the one already existing in Baja as well as the brake system proposed in this research, were previously dimensioned in a spreadsheet. These brake systems were evaluated and dimensioned to operate with 231.50 N, a force which corresponds to the ideal force of application of the 1% female percentile without causing physical stress on the pilot. The brake systems were subsequently validated on a test bench built for this study, which uses an inertia dynamometer as a working concept. Thus, the braking torque generated by the brake system was evaluated as a function of the force applied to the brake pedal. The 2019 brake system required the pilot 422 N to reach the 662 Nm that the Baja requires on the front axle, while the proposed brake system required 253 N to reach the same braking torque. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Freios | pt_BR |
dc.subject | Veículos off-road | pt_BR |
dc.subject | Cilindros | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento e avaliação experimental de um sistema de freio aplicado a um Baja SAE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-07-10 | |