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Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
dc.contributor.advisor | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.author | Tomazi, Braian Angel | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.contributor.other | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T13:45:19Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T13:45:19Z | |
dc.date.issued | 2021-07-19 | |
dc.date.submitted | 2021-07-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8569 | |
dc.description | Neste trabalho se apresenta o estudo teórico e prático para a realização de uma análise de um automóvel com motor de combustão interna e caixa de câmbio manual, verificando seu desempenho quanto ao incremento de massa, visando uma melhor compreensão dos fatores envolvidos, desta forma obtendo dados de como realizar a troca de marchas de maneira mais eficiente e a inclinação máxima na qual o veículo consiga superar. Através de estudo bibliográfico dos parâmetros dos sistemas que influenciam no desempenho do veículo, um equacionamento foi elaborado em uma planilha de cálculos capaz de obter os dados necessários, assim como, foi modelado no software AMESin®, um sistema capaz de simular o comportamento do automóvel em questão para a obtenção de dados referentes ao consumo e a emissão de dióxido de carbono, os dados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos e comparados com a literatura. A velocidade máxima encontrada foi de aproximadamente 190 km/h, enquanto que o percentual de inclinação da rampa máxima foi de 73% com a massa de 1150 kg. Conforme o incremento de massa esse percentual foi decrescendo, até atingir 45% de inclinação com a massa de 1700 kg, 60 kg acima da massa máxima recomendada pela montadora. A velocidade máxima reduziu com o aumento da massa, decaindo até 176 km/h. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents the theoretical and practical study to carry out an analysis of a car with an internal combustion engine and manual gearbox, verifying its performance in terms of mass increase, aiming at a better understanding of the factors involved, thus obtaining data how to perform gear shifts more efficiently and the maximum inclination the vehicle can overcome. Through a bibliographical study of the parameters of the systems that influence the vehicle's performance, an equation was elaborated in a spreadsheet capable of obtaining the necessary data, as well as, a system capable of simulating the behavior of the automobile was built in the AMESin® software. In order to obtain data on the consumption and emission of carbon dioxide, the data obtained were organized in tables and graphs and compared with the literature. The speed found was approximately 190 km/h, while the percentage of inclination of the maximum grade was 73% with a mass of 1150 kg. As the mass increases, this percentage decreases, until reaching 45% of great inclination with a mass of 1700 kg, 60 kg above the maximum mass recommended by the assembler. Top speed reduced with increasing mass, dropping to 176 km/h. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-07-30 |