dc.contributor.advisor | Luciano, Marcos Alexandre | |
dc.contributor.author | Lovat, Daniel | |
dc.contributor.other | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T16:37:05Z | |
dc.date.available | 2021-08-17T16:37:05Z | |
dc.date.issued | 2021-07-14 | |
dc.date.submitted | 2021-06-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8617 | |
dc.description | As uniões parafusadas possuem uma vasta utilização em ônibus sendo empregadas devido a sua versatilidade, promovendo ao produto a possibilidade de regulagem ou desmontagem de seus componentes para manutenção. É necessário que as juntas parafusadas presentes nos ônibus resistam às diversas aplicações nas quais estão submetidas, como por exemplo, os esforços mecânicos causados pelo pavimento das estradas, as intempéries no ambiente de rodagem do veículo. O propósito deste trabalho foi avaliar os efeitos do tratamento superficial no coeficiente de atrito, a fim de restringir a disparidade da força tensora em um processo de aplicação de torque constante aplicada à uma junta parafusada de sustentação de uma portinhola de ônibus rodoviário. Por meio de cálculos analíticos e testes práticos foi reavaliado a faixa de torques necessária para a prevenção de falhas ao longo da vida útil do produto. Através dos experimentos foi possível constatar uma flutuação em cerca de 62% na obtenção força tensora, proveniente das diferentes combinações utilizadas no estudo. Em suma, um procedimento baseado na norma VDI 2230 foi elaborado para aplicação nas demais juntas utilizadas na empresa. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Bolted unions have a wide use in a bus. They are employed due to their versatility, promoting to the product a possibility of adjusting or disassembling this components for maintenance. It's necessary that the bolted joints applied in a bus resist the diferents applications were subjected, like the mechanical efforts caused by the quality of the pavement on roads or the weather in the environment that the vehicle used. The purpose of this work was evaluate the effects for the diferents surface treatment on the friction coefficient, to decrease the variation of the tensor force in a constant torque process applyed to a bolted joint on a support of the road bus door. By means in analytical calculations and practical tests the fasteners has been reevaluated to the new range torque in order to prevent failures in the bolted joints during the product's lifecycle. Through the experiments was possible find a variation of about 62% in the force obtained, from the different combinations used in this work. In the end of this work a methodology based in the VDI 2230 standard was developed for others bolted joints application in the company. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Ônibus | pt_BR |
dc.subject | Ligações parafusadas | pt_BR |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.title | Avaliação do efeito do tratamento superficial no coeficiente de atrito de uma junta parafusada aplicada em ônibus rodoviários | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |