A pintura como fonte no ensino em história: a obra "A negra" de Tarsila do Amaral e a questão racial na contemporaneidade
View/ Open
Date
2020-12-23Author
Pedron, Vera Lúcia
Orientador
Tisott, Ramon Victor
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem como objetivo a análise de como a pintura pode ser utilizada como instrumento de ensino de história. Para tal, foi descrito como a obra "A Negra" de Tarsila do Amaral pode ser usada para abordar temáticas históricas sensíveis, como a escravidão. Visto que, a tela foi construída a partir das memórias da infância de Tarsila, quando ela teve contato direto com ex-escravos da fazenda de café de sua família, e também da inspiração de fotografias de negras e máscaras africanas. Ademais, o trabalho também visa ressaltar as contribuições que o ensino interdisciplinar de arte e história permitem, pois verifica-se que a arte juntamente com a história possibilita ao aluno o desenvolvimento de sua criatividade, visão crítica, autonomia e socialização. A coleta de dados para fundamentar o trabalho foi realizada por meio de artigos, trabalhos acadêmicos, livros, documentos eletrônicos, revistas e catálogos de arte. E os resultados da pesquisa indicaram que a tela "A Negra", ao ser tratada por meio de uma abordagem triangular, torna-se um instrumento valioso, já que ressalta a importância cultural do povo africano, antes de introduzir o tema escravidão, evitando assim a redução de negros a escravos e o racismo. [resumo fornecido pelo autor]