O uso das mídias sociais como forma de relacionamento com clientes em vinícolas pertencentes a uma associação de produtores de vinhos da região Nordeste do Rio Grande do Sul
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Data
2020-08-06Autor
Pelicioli, Bárbara Regina
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
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Para as empresas, a comunicação e relacionamento com o público são indispensáveis, visto que não basta terem bons produtos, é necessário manter o foco no atendimento e na satisfação do cliente, porque um cliente satisfeito pode se tornar fiel. A evolução da Internet potencializou a comunicação entre as pessoas e provocou uma profunda mudança no comportamento dos consumidores, tornando-os mais críticos e ativos. Um meio de comunicação que vem se destacando são as mídias sociais. Para as empresas do setor vinícola, as mídias sociais não somente abriram um canal onde podem divulgar e comercializar seus produtos, como também as submeteu a repensar estratégias de marketing e a forma de relacionamento com clientes e parceiros. Com isso, este estudo busca analisar como as vinícolas associadas à uma associação de produtores de vinhos da região Nordeste do Rio Grande do Sul utilizam as mídias sociais como forma de relacionamento com os clientes. O método utilizado para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo multicaso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, seguindo um roteiro de perguntas estruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pelo relacionamento com o cliente em mídias sociais de 10 (dez) vinícolas pertencentes a uma associação da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Para a análise das entrevistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das mídias sociais para o contato com o cliente já é parte da rotina das vinícolas, sendo que, em geral, todas as entrevistadas fazem bom uso e possuem boa visibilidade e bom engajamento em suas páginas, mas ainda é difícil mensurar os benefícios que estas ferramentas proporcionam às empresas. [resumo fornecido pelo autor]