Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorTochetto, Amanda Mussatto
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherRocha, Bruna Helena Rech
dc.date.accessioned2021-10-15T11:37:04Z
dc.date.available2021-10-15T11:37:04Z
dc.date.issued2021-07-17
dc.date.submitted2021-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8899
dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral compreender a realidade da Educação Infantil em meio a Pandemia da Covid-19 a partir da escuta de múltiplas vozes. O problema de pesquisa que mobilizou a busca de respostas teve a seguinte formulação: Como a Pandemia da Covid-19 modificou o cotidiano da docência, da aprendizagem e da organização familiar nas escolas de Educação Infantil? Os percursos para o desenvolvimento do projeto tiveram sustentação teórica de Rui Canário (2006); Terezinha Azerêdo Rios (2008); Dinara Pereira Machado (2020); Claudia Costin (2020); Bruna Paiva (2020); Patrícia Giuriatti (2018), Rochele Rita Andreazza Maciel (2019). O trabalho de campo foi construído a partir de dois questionários virtuais. O primeiro, voltado para professoras atuantes da Educação Infantil durante a Pandemia da Covid-19, obteve 10 participantes, totalizando 20 questões de natureza aberta e fechada. O segundo, por sua vez, foi direcionado aos pais de crianças matriculadas nas escolas de Educação Infantil, contou com 14 participantes, totalizando 17 questões abertas e fechadas. Com isso, obteve-se o resultado de que os professores tiveram desafios para realizar as aulas virtuais, tais como: falta de recursos; carga horária modificada; trabalho em casa; dificuldade para envolver a participação das crianças. No entanto, expressaram que sempre se mostraram dedicados e confiantes para realizar seu trabalho. As famílias sentiram dificuldades na mediação para a realização das aulas, devido aos seus filhos se dispersarem facilmente, mas reconheceram a importância da continuidade das aprendizagens. Também foi percebida a falta do contato presencial das crianças e das trocas de informações, bem como do contato diário entre professores e alunos. As aulas virtuais ganharam novos membros, os familiares das crianças, os quais exerceram o papel de mediadores no acesso às aulas e colaboraram com aprendizagem das crianças. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work aimed to understand the reality of Early Childhood Education in the midst of the Covid-19 Pandemic by listening to multiple voices. The research problem that mobilized the search for answers was formulated as follows: How did the Covid-19 Pandemic change the daily life of teaching, learning and family organization in Kindergarten schools? The passages for the development of the project had had theoretical sustentation of Rui Canarian (2006); Terezinha Azerêdo Rios (2008); Dinara Pereira Machado (2020); Claude Costin (2020); Bruna Paiva (2020); Patrician Giuriatti (2018), Rochele Rita Andreazza Maciel (2019). The fieldwork was built from two virtual questionnaires. The first, aimed at teachers working in Early Childhood Education during the Covid-19 Pandemic, had 10 participants, totaling 20 open and closed questions. The second was aimed at parents of children enrolled in Kindergarten schools, had 14 participants, totaling 17 open and closed questions. With that, it was obtained the result that the teachers had challenges to carry out the virtual classes, such as: lack of resources; modified workload; I work at home; difficulty in involving children's participation. However, they had expressed that they kept on being dedicated and confident to carry on their work. The families had felt difficulties in the mediating the lessons, due to the fact thta their children got distracted easily, but they had recognized the importance of learning continuity. The lack of face-to-face contact between children and the exchange of information was also noticed, as well as the lack of daily contact between teachers and students. The virtual classes gained new members, the children's families, who played the role of mediators in accessing classes and collaborated with the children's learning. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleO cotidiano da docência na educação infantil na pandemia da COVID-19: reflexões a partir de múltiplas vozespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-07-16


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem