Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorCarvalho, Tamar Gutterres de
dc.contributor.otherAgliardi, Delcio Antônio
dc.contributor.otherVergani, Flavia Melice
dc.date.accessioned2021-10-15T11:49:17Z
dc.date.available2021-10-15T11:49:17Z
dc.date.issued2021-07-20
dc.date.submitted2021-07-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8901
dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia tem como tema as aprendizagens da linguagem e da escrita no cenário da pandemia da COVID-19. Seu objetivo principal é analisar quais foram as aprendizagens de leitura e de escrita dos alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental levando em consideração as mudanças que estamos vivendo durante o período de pandemia. A preocupação está em compreender se com a nova realidade da pandêmica e aulas no ensino remoto emergencial, os professores estão conseguindo cumprir seus objetivos em relação à leitura e à escrita de alunos do 1° e do 2°. ano do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa com professores desse nível de ensino, que atuam na alfabetização através de um questionário semiestruturado que foi analisado a partir da metodologia qualitativa, com base no Discurso do Sujeito Coletivo de Lefevre & Lefevre(2003 ). Os principais teóricos que deram suporte para a análise dos dados foram Magda Soares (2007), Paulo Freire (1989), Kleiman (1995). Desde o início do ano letivo de 2020, a educação se tornou um tema muito discutido, principalmente com muitas dúvidas de pais, professores e também dos estudantes, sobre a continuidade dos estudos em tempos de ensino remoto emergencial. A escola precisou se adaptar. Os professores precisaram se reinventar. E as famílias precisaram se reorganizar para dar suporte aos estudantes na continuidade dos estudos remotos para findar o ano letivo de 2020. A sala de aula perdeu lugar para as telas de computadores e celulares. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem da leitura e da escrita no cenário da pandemiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-07-19


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples