Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorAgliardi, Delcio Antônio
dc.contributor.authorBeck, Thaís Sofia
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherMoraes, Cineri Fachin
dc.date.accessioned2021-10-15T19:09:10Z
dc.date.available2021-10-15T19:09:10Z
dc.date.issued2021-08-07
dc.date.submitted2021-07-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8918
dc.descriptionEste artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleMusicalidade na escola da infânciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-08-06


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige