Mostrar el registro sencillo del ítem
Musicalidade na escola da infância
dc.contributor.advisor | Agliardi, Delcio Antônio | |
dc.contributor.author | Beck, Thaís Sofia | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.other | Moraes, Cineri Fachin | |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T19:09:10Z | |
dc.date.available | 2021-10-15T19:09:10Z | |
dc.date.issued | 2021-08-07 | |
dc.date.submitted | 2021-07-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8918 | |
dc.description | Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Musicalidade na escola da infância | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-08-06 |