Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorMoro, Franciele
dc.contributor.otherLuchesi, Terciane Ângela
dc.contributor.otherFarina, Silvia Hauser
dc.date.accessioned2021-10-15T19:27:09Z
dc.date.available2021-10-15T19:27:09Z
dc.date.issued2021-07-21
dc.date.submitted2020-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8919
dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19" e estabeleceu como objetivo geral investigar como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem no referido nível de ensino no período pandêmico vivenciado. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa ?Como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 em uma escola municipal do município de Monte Belo do Sul-RS? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto a seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e à gestora da escola-campo, bem como, a pais e alunos que fazem parte da referida comunidade escolar. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo foi fundamentado em aportes teóricos entre os quais destaco Hoffmann (1991- 2014), Luckesi (1996- 2005) e Freire (1984- 1996). A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática estudada e como a avaliação está ocorrendo na escola em foco neste período conturbado de pandemia. A imersão a campo possibilitou o levantamento das reflexões e preocupações do coletivo da escola investigada e, também, verificar o comprometimento da equipe diretiva e dos professores, para manter a qualidade do processo educacional. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os professores necessitaram revisitar suas concepções e práticas no que tange à mediação pedagógica como um todo, como também, se reinventarem para que dar conta do novo cotidiano da escola, mediada de forma remota; possibilitou, ainda, um novo olhar sobre a Educação e o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista as necessidades emergentes nesse novo cenário educacional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2021-07-21


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples