Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRech, Alessandra Paula
dc.contributor.authorPezzini, Filippo Elia
dc.contributor.otherAlves, Márcio Miranda
dc.contributor.otherCeccagno, Douglas
dc.contributor.otherMelo, Walter
dc.date.accessioned2021-10-27T13:55:43Z
dc.date.available2021-10-27T13:55:43Z
dc.date.issued2021-10-21
dc.date.submitted2021-08-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8954
dc.descriptionEsta dissertação analisa as canções do compositor cearense Belchior sob a lente da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, com o enfoque nas imagens que evocam Dioniso, deus da mitologia grega. O objetivo principal é analisar os aspectos dionisíacos na obra de Belchior, demonstrando como isso se apresenta e qual a relação que se faz com a cultura contemporânea. O método da amplificação foi escolhido como princípio norteador da análise, uma vez que a ideia de aprofundar as imagens e os símbolos condiz com a proposta da crítica literária junguiana. A obra de Belchior é marcada por uma voz poética jovem, rebelde, coletiva, romântica, sensual e feminina, traços dionisíacos que aparecem do primeiro álbum, Mote e Glosa (1974), ao último, Bahiuno (1993). Se o artista é uma antena do seu tempo e compensa uma atitude coletiva através da sua obra, então a obra belchiorina trouxe à tona o trágico e o dionisíaco em uma época que foi "proibido sonhar". [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the songs of Belchior, a composer from Ceará, under the microscope of Carl Gustav Jung analytical psychology, with a focus on images thatevoke Dionysus, the Greek mythology god. The prime purpose is to analyze the Dionysian aspects in Belchior's work, evincing how the one presents itself and what is its relation to the contemporary culture. The amplification method was chosen as the analysis guidance, since the idea of deepening the images and symbols is in keeping with the Jungian literary criticism proposal. Belchior's work is marked by a young poetic persona, rebellious, collective, romantic, sensual and feminine, Dionysian traits that appear from the first album, Mote e Glosa (1974), to the last, Bahiuno (1993). If the artist is an aerial of his time and compensates for a collective attitude through his work, then Belchiore's drudgery unveils the tragic and the Dionysian in an era such that it was “forbidden to dream”. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectMitologia gregapt_BR
dc.subjectPsicologia junguianapt_BR
dc.subjectBelchior, 1946-2017pt_BR
dc.subjectDionísio (Divindade grega)pt_BR
dc.subjectMusic - Psychological Aspectsen
dc.subjectGreek mythologyen
dc.subjectJungian Psychologyen
dc.titleCoração selvagem: a imagem arquetípica de Dioniso nas canções de Belchiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2507047922258081pt_BR
mtd2-br.author.lattesPEZZINI, F. E.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples