Mostra i principali dati dell'item
Análise de juntas parafusadas em rodas agrícolas reguláveis
dc.contributor.advisor | Viecelli, Alexandre | |
dc.contributor.author | Menegussi, Lucas Bellan | |
dc.contributor.other | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.other | Michels, Alexandre Fassini | |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T23:49:19Z | |
dc.date.available | 2021-11-04T23:49:19Z | |
dc.date.issued | 2021-08-26 | |
dc.date.submitted | 2021-08-24 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8987 | |
dc.description | Na indústria agrícola é habitual que suportes constem em projetos de rodas, de modo que permitam a regulagem do disco em diferentes posições. Juntas parafusadas são utilizadas com o propósito de unir o disco ao suporte. O trabalho tem como objetivo avaliar valores de rendimento, coeficiente de torque e de atrito na cabeça e na rosca do parafuso de conjuntos parafusados para regulagem de rodas agrícolas. Também, faz-se a comparação de reusabilidade de uma junta parafusada aplicando-se torque a seco e lubrificado. Os conjuntos parafusados ensaiados foram compostos por um suporte soldado a uma porção do aro e uma chapa, a qual simula uma parte do disco da roda. Foram ensaiados dois conjuntos com parafuso M16: um com porca padrão e arruela e outro com porca flangeada. Para alcançar estes objetivos, fez-se uso do ensaio DTT (Determinador de Torque Tensão). Ao se analisar as características obtidas em ensaio, percebe-se que para o primeiro aperto, dado a seco, foi necessária a mesma força tensora de 56 kN para ambos os conjuntos. O conjunto contendo porca flangeada necessitou do menor ângulo de aperto para iniciar o torque, sendo este de 240º. Para ambas as condições aplicadas ao conjunto porca e arruela, a dissipação de torque ocorreu em maior parte na região da rosca do parafuso, enquanto nos conjuntos com porca flangeada mais na cabeça. Tratando-se dos ensaios para análise de reusabilidade, constatou-se que os conjuntos contendo porca flangeada, precisam de muito menos ângulo de aperto, sendo que o conjunto porca e arruela chegou a necessitar de 1440º para atingir o ponto de escoamento no último aperto. Os menores índices de coeficiente de atrito foram localizados na rosca do conjunto de porca flangeada lubrificado, atingindo apenas 0,037 após impostos os 4 apertos e desapertos. O aumento do coeficiente de atrito na maioria dos conjuntos, sugere que os sucessivos apertos promovem alterações na interface de contato. Foi possível provar como o aumento de coeficiente de atrito na rosca gera um decréscimo no rendimento. Conclui-se que o conjunto contendo porca flangeada, e dada a condição de torque lubrificado, foi a opção de junta mais adequada para a aplicação, apresentando rendimento superior a 95% após 4 apertos executados. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | In the agricultural industry it is usual supports in wheel designs, so that the disc can be adjusted in different positions. Screwed joints are used for the purpose of joining the disc to the support. The objective of this work is to evaluate values of efficiency, torque and friction coefficient in the head and in the screw thread of sets screwed to adjust agricultural wheels. Also, the reusability comparison is made between the screwed joint with dry torque and lubricated. The tested screw sets were composed of a support welded to a portion of the rim and a plate, which simulates a part of the wheel disc. Two sets with M16 bolt were tested: one with standard nut and washer and other with flanged nut. To achieve this goal, a Torque-tension Testing machine was used. When analyzing the characteristics obtained in the test, in the first dry tightening, the same tensile force of 56 kN was required for both sets. The set containing the flanged nut required the smallest tightening angle to start the torque, which was 240º. For both conditions applied to the nut and washer assembly, the torque dissipation occurred mostly in the region of the screw thread, in the assemblies with flanged nut more in the head. Regarding the tests for reusability analysis, it was found that the sets containing flanged nut need much less tightening angle, and the nut and washer set even needed 1440º to reach the yield point in the last tightening. The lowest coefficient of friction values were located in the thread of the lubricated flange nut assembly, reaching only 0.037 after the 4 tightenings and loosenings were imposed. The increase in the friction coefficient in most sets suggests that successive tightenings promote changes in the contact interface. It was possible to prove how the increase in the friction coefficient in the thread generates a decrease in efficiency. It is concluded that the set containing flanged nut, at lubricated torque condition, was the most suitable joint option for the application, with an efficiency greater than 95% after 4 tightenings performed. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Rodas | pt_BR |
dc.subject | Juntas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.title | Análise de juntas parafusadas em rodas agrícolas reguláveis | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-08-25 |