dc.contributor.advisor | Matter, Suelen Scholl | |
dc.contributor.author | Pontel, Bruna Mesalira | |
dc.contributor.other | Manzke, Vitor Hugo Rodrigues | |
dc.contributor.other | Siufi, Claudia Jaqueline de Souza | |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T12:33:42Z | |
dc.date.available | 2021-11-05T12:33:42Z | |
dc.date.issued | 2020-10-12 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8991 | |
dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aimed to identify the teaching strategies of private singing teachers, to students with anxiety. The methodology was qualitative research through a case study with semi-structured interviews which was used with three singing teachers and two singing students from Caxias do Sul and Farroupilha, to understand their experience with learning and teaching. Therefore, with the collection and analysis of the interviews, it was possible to answer the following question: "What teaching strategies are used by private singing teachers in cases of students whose vocal technique is negatively influenced by the symptoms of anxiety?". The result was the awareness that the teachers do not use a specific methodology, pedagogy, or technique with anxious students, however, they make use of several exercises from distinguished vocal technique biographies, in a combination whose effectiveness is measured by daily application and practice. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Canto - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade - Estudantes | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Música | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-10-12 00:00:00 | |