Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
Fecha
2020-10-12Autor
Pontel, Bruna Mesalira
Orientador
Matter, Suelen Scholl
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor]