Show simple item record

dc.contributor.advisorRocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.authorCastilhos, Gabriel Rech
dc.contributor.otherFerronato, Cristiane
dc.contributor.otherSantos, Jean Carlos Presser dos
dc.date.accessioned2021-11-05T12:56:19Z
dc.date.available2021-11-05T12:56:19Z
dc.date.issued2020-10-12
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8993
dc.descriptionEste trabalho discorre sobre a pedagogia do piano no contexto da música popular. O estudo contempla a exploração de abordagens metodológicas que são efetivas para essa prática de ensino. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender as diferentes abordagens metodológicas de professores de piano no espectro da música popular, buscando identificar moldes informais para o ensino do piano nesse contexto. Os objetivos específicos incluem explorar as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados no ensino de piano popular, sondar como se dá o desenvolvimento do aluno perante procedimentos metodológicos do ensino de música popular e analisar métodos e metodologias de ensino do piano em contexto de música popular. Para tanto, foi realizada uma entrevista através de questionário aberto com oito professores que trabalham com o ensino do piano popular que, apoiada na revisão bibliográfica da mesma temática, caracterizou o estudo como exploratório e descritivo. O estudo permitiu verificar um hibridismo de práticas formais e informais de ensino na aula de piano popular, assim como uma aproximação na relação entre professor e aluno, decorrendo na variedade de repertórios e conteúdos abordados em aula. Conclui-se que a aula de piano em contexto de música popular deve envolver o ensino de música em sua totalidade, através da prática da percepção auditiva e na inserção do aluno em diferentes vivências musicais. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work is about the piano pedagogy in the popular music context. The study contemplates methodological approaches that are effective for this teaching practice. The aim of this research is to investigate and understand the different methodological approaches of piano teachers in the popular music range, seeking to identify informal molds for piano teaching in this context. The specific objectives include exploring the strategies used by the interviewed teachers in the popular piano teaching, probing how the student develops under methodological procedures for teaching popular music and analyzing methods and methodologies for teaching the piano in the popular music context. To this end, an interview was conducted through an open questionnaire with eight teachers who work with the popular piano teaching, which, supported by the bibliographic review of the same theme, characterized the study as exploratory and descriptive. The study allowed to verify a hybridity of formal and informal teaching practices in the popular piano class, as well as an approximation in the relationship between teacher and student, taking place in the greater variety of repertoire and contents covered in class. The conclusion is that the piano class in the popular music context must involve the music teaching in its entirety, through the practice of auditory perception and the insertion of the student in mixed musical experiences. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectPiano - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectPiano - Métodospt_BR
dc.subjectMúsica popular - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAbordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de pianopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2020-10-12 00:00:00


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record