dc.contributor.advisor | Porto, Patrícia Pereira | |
dc.contributor.author | Zatta, Michel Fernando | |
dc.contributor.other | Rocha, Alexandre Fritzen da | |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T16:04:08Z | |
dc.date.available | 2021-11-05T16:04:08Z | |
dc.date.issued | 2021-04-01 | |
dc.date.submitted | 2021-02-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8999 | |
dc.description | Nesta pesquisa procura dar uma contribuição à compreensão do processo de construção da identidade e da significação musical, partindo do diálogo entre a etnomusicologia com as ciências sociais, fazendo uma ponte com a semiótica de Peirce e Turino, para, enfim, descobrir a identidade musical e uma possível personalidade composicional do músico gaúcho Nestor Miguel Wennholz, tendo como objeto de análise algumas de suas obras sacras para coro misto à capella, A partir de nossa investigação descobrimos que a construção da identidade musical é um processo contínuo, aberto, dinâmico e criativo e nunca se encerra em si mesmo, pois está intimamente ligada à dinamicidade cultural e de suas expressões. Como método para análise musical, as ferramentas da semiótica nos permitiram compreender melhor a especificidade das linguagens, intra e extra musicais, permitindo-nos estabelecer paralelos que vão além dos signos musicais e que nos permitiram conhecer profundamente os processos lógicos de sua criação musical. Por fim, percebemos que Nestor Wennholz, que viveu no século XX, soube adaptar elementos musicais de outras épocas ao tempo presente, atualizando-as, sem permitir que nenhum elemento perdesse sua essência. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | In questa ricerca vuole dare un contributo alla comprensione del processo di costruzione dell'identità e del significato musicale, partendo dal dialogo tra etnomusicologia e scienze sociali, facendo una ponte com la semiotica di Peirce e di Turino, per scoprire finalmente l'identità musicale e uma possibile personalitá compositiva del muscicista gaúcho Nestor Miguel Wennholz, avendo como oggeto di analise alcune sue opere sacre per coro misto à capella. Dalla nostra indagine ha scoperto che la construzione dell'identità musicale è um processo continuo, aperto, dinâmico e creativo, non finisce mai in se stessa, in quanto è intimamente legata al dinamismo culturale e alle sue espressioni. Come método di analisi musicale, gli strumenti della semiótica ci hanno permesso di comprendere meglio la specificità dei linguaggi, sia intra o extra musicali, permettendoci di stabilire parallelismi che vanno oltre i sgni musicali e che ci hanno permesso di comprendere a fondo i processi logici della sua creazione musicale. Infine, ci rendiamo conto che Nestor Wennholz, vissuto nel XX secolo, há saputo adattare elementi musicali di altri tempi al presente, aggiornandoli, senza che nessun elemento perda la sua essenza. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Música - Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Música sacra | pt_BR |
dc.subject | Wennholz, Nestor Miguel, 1931-2008 | pt_BR |
dc.title | Análise semiótica de três obras sacras do compositor Nestor Wennholz | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Música | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-03-31 | |