Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-07Autor
Colognese, Anderson
Orientador
Balotin, Jean Greselle
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A gestão de portfólio de novos produtos é um processo fundamental para empresas que pretendem inovar e competir pela diferenciação, como a Tramontina Teec, empresa brasileira que atua nos mercados nacional e internacional que busca maior competitividade, diferenciação e desempenho no mercado competitivo global atual. O processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa apresenta um prazo longo de conclusão, assim como o desempenho de faturamento dos novos produtos atinge baixa representatividade perante o faturamento global da empresa, indícios de que a seleção de produtos pode ser melhor realizada. O estudo teve caráter qualitativo sendo conduzido por meio de um estudo de caso. Foi desenvolvida uma pesquisa que formou o referencial teórico, onde encontrou-se métodos consagrados de seleção de propostas e também procedimentos para criação de um método. Por meio da criação de um formulário com os critérios mais indicados no referencial teórico e apresentando os resultados à direção da empresa, optou-se pela criação de um método próprio adaptado, o qual foi validado com a aplicação em um grupo de produtos já lançados. O piloto do processo de implementação avaliou a proposta real de um produto, passando-se pelas etapas de preparação dos dados de base, pontuações individuais e decisão na reunião do comitê de produtos ao final. O método proposto foi validado atingindo 80% de acuracidade durante a validação. [resumo fornecido pelo autor]