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dc.contributor.advisorKucera, Sérgio da Silva
dc.contributor.authorOliveira, Vinícius de
dc.contributor.otherContini, André Carlos
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.date.accessioned2021-11-10T14:54:43Z
dc.date.available2021-11-10T14:54:43Z
dc.date.issued2020-12-14
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9018
dc.descriptionNo presente momento da indústria automobilística diversas pesquisas são realizadas com o intuito de desenvolver veículos mais seguros para seus passageiros, menos agressivos ao meio ambiente, entre outras frentes. Com todos os avanços recentes nos sistema de propulsão, híbridos e elétricos, o sistema de arrefecimento destes automóveis deve ser capaz de desempenhar sua função da melhor forma possível. Este trabalho teve como objetivo reunir as mais avançadas metodologias para simulações experimental e numérica dos sistemas de arrefecimento de veículos automotores, visando identificar as melhores práticas. Para alcançar os objetivos mencionados, são apresentadas as principais referências já lançadas na área de pesquisa estudada, filtradas por data de publicação para que os trabalhos selecionados apresentassem as técnicas mais atualizadas se tratando de sistemas de arrefecimento. As publicações selecionadas foram incialmente separadas em dois grupos macro: simulação numérica e simulação experimental. Referente ao primeiro grupo são abordadas e explanadas simulações numéricas uni, bi e tri dimensionais, suas principais características e a discussão sobre os resultados obtidos. Em relação às simulações experimentais, são apresentados diversos estudos, características, metodologias utilizadas e resultados obtidos relacionados a sistemas de arrefecimento veiculares. Por fim, é apresentada uma série de boas práticas envolvendo ambas as simulações, com base nas referências encontradas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractAt the present moment in the automobile industry, several researches are carried out in order to develop safer vehicles for its passengers, less aggressive to the environment, among other fronts. With all the recent advances in propulsion, hybrid and electric systems, the cooling system of these automobiles must be able to perform its function in the best possible way. This work aimed to gather the most advanced methodologies for experimental and numerical simulations of the cooling systems of motor vehicles, aiming to identify the best practices. In order to achieve the mentioned objectives, the main references already released in the studied research area are presented, filtered by date of publication so that the selected works present the most up-to-date techniques in the case of cooling systems. The selected publications were initially separated into two macro groups: numerical simulation and experimental simulation. Regarding the first group, uni, bi and tri-dimensional numerical simulations are approached and explained, their main characteristics and the discussion on the results obtained. In relation to the experimental simulations, several studies, characteristics, methodologies used and results obtained related to vehicle cooling systems are presented. Finally, a series of good practices is presented involving both simulations, based on the references found. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motores - Resfriamentopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Mecânicapt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidospt_BR
dc.titleSimulações numérica e experimental de sistemas de arrefecimento veicular: uma referência bibliográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameEngenharia Mecânica - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-14 00:00:00


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