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Simulações numérica e experimental de sistemas de arrefecimento veicular: uma referência bibliográfica

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Ver/
TCC Vinícius de Oliveira.pdf (4.030Mb)
Fecha
2020-12-14
Autor
Oliveira, Vinícius de
Orientador
Kucera, Sérgio da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
No presente momento da indústria automobilística diversas pesquisas são realizadas com o intuito de desenvolver veículos mais seguros para seus passageiros, menos agressivos ao meio ambiente, entre outras frentes. Com todos os avanços recentes nos sistema de propulsão, híbridos e elétricos, o sistema de arrefecimento destes automóveis deve ser capaz de desempenhar sua função da melhor forma possível. Este trabalho teve como objetivo reunir as mais avançadas metodologias para simulações experimental e numérica dos sistemas de arrefecimento de veículos automotores, visando identificar as melhores práticas. Para alcançar os objetivos mencionados, são apresentadas as principais referências já lançadas na área de pesquisa estudada, filtradas por data de publicação para que os trabalhos selecionados apresentassem as técnicas mais atualizadas se tratando de sistemas de arrefecimento. As publicações selecionadas foram incialmente separadas em dois grupos macro: simulação numérica e simulação experimental. Referente ao primeiro grupo são abordadas e explanadas simulações numéricas uni, bi e tri dimensionais, suas principais características e a discussão sobre os resultados obtidos. Em relação às simulações experimentais, são apresentados diversos estudos, características, metodologias utilizadas e resultados obtidos relacionados a sistemas de arrefecimento veiculares. Por fim, é apresentada uma série de boas práticas envolvendo ambas as simulações, com base nas referências encontradas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9018
Colecciones
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

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