Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2021-04-01Autor
Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo
Orientador
Porto, Patrícia Pereira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de conclusão visa discutir os traços de colonialidade e de decolonialidade no currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, observando de que forma as estruturas de dominação afetam a academia. A revisão bibliográfica foi estruturada a partir de trabalhos que abordam os temas colonialismo, colonialidade e decolonialidade, tanto em sua história quanto em suas relações com outras áreas, como a música e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos Planos de Ensino das disciplinas dos curso, assim como foi enviado para os alunos do currículo um questionário semi-aberto através da ferramenta Google Formulários. Partindo-se dos questionamentos “de que forma os traços de colonialidade e as abordagens decoloniais estão presentes no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UCS e qual a perceção dos alunos sobre o tema?”, foi possível observar que existem traços tanto de colonialidade quanto de decolonialidade no currículo e que os alunos percebem o tema de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor]