Trilha sonora de jogos eletrônicos: um estudo com compositores brasileiros
Mostra/ Apri
Data
2021-05-22Autore
Ramos, Jean Carlos
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
As trilhas sonoras de jogos eletrônicos eram inicialmente criadas pelos próprios programadores e eram constituídas de simples ruídos. Com o avanço da tecnologia, essas trilhas tornaram-se megaproduções compostas por músicos profissionais que se dedicam a trabalhar com trilhas sonoras específicas. Esta pesquisa versa sobre o processo composicional de trilhas sonoras para games e as possíveis distinções em comparação com outros tipos de composição. O objetivo geral deste estudo é investigar as possíveis diferenças no ofício da composição de trilhas sonoras de games em comparação com outros tipos de composição. Os objetivos específicos incluem explorar o panorama histórico dos jogos eletrônicos, analisar o histórico e a importância das trilhas sonoras de games e averiguar aspectos da criação sonora de compositores brasileiros em trilhas de jogos digitais. Sendo uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, foram utilizados como ferramentas metodológicas, uma revisão bibliográfica e um questionário semiaberto. As perguntas do questionário, feitas para compositores que trabalharam/trabalham na área de composição musical para games, buscaram compreender quais eram as influências, diferenças e desafios no processo composicional de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. A partir deste trabalho, verificou-se que existem sim diferenças nos processos composicionais, apesar de às vezes não serem tão grandes. Também foi constatado que essas diferenças se dão pelo fato de que a maior parte das trilhas sonoras presentes nos jogos digitais possuem áudio dinâmico, tipo de áudio o qual se adapta às ações do jogador e/ou as situações do jogo. Esta pesquisa pode contribuir na área de composição musical para games auxiliando na compreensão do processo composicional de música para jogos eletrônicos e para outros tipos de mídia a partir do relato de compositores brasileiros. [resumo fornecido pelo autor]