dc.contributor.advisor | Rocha, Alexandre Fritzen da | |
dc.contributor.author | Borges, Bruno da Silva | |
dc.contributor.other | Manzke, Vitor Hugo Rodrigues | |
dc.contributor.other | Santos, Jean Carlos Presser dos | |
dc.contributor.other | Rocha, Alexandre Fritzen da | |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T19:13:28Z | |
dc.date.available | 2021-11-10T19:13:28Z | |
dc.date.issued | 2021-05-22 | |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9029 | |
dc.description | Os celulares smartphones estão cada vez mais presentes em metodologias contemporâneas de ensino. No âmbito da educação musical, essas ferramentas tecnológicas podem ser bastante proveitosas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar possibilidades e estratégias de ensino da criação e produção musical com o celular. Os objetivos específicos incluem averiguar processos de utilização de celulares smartphone em produções musicais, pesquisar aplicativos de gravação e edição de som com instrumentos virtuais para o celular, explorar processos metodológicos sobre a utilização de aplicativos para celulares smartphone na produção musical, elaborar uma metodologia de ensino e aplicá-la em uma participante. A metodologia desenvolvida para este trabalho foi levantar dados bibliográficos sobre a utilização de celulares na educação e em produções musicais. Posteriormente foi desenvolvida uma proposta metodológica de composição musical com o smartphone, que foi testada em uma participante e discutida em uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que nesta pesquisa e com esta participante em específico foi possível criar e ensinar música com o smartphone, posto que a maioria desses dispositivos possui capacidades técnicas que viabilizam sua utilização em aula. Ademais, a participante demonstrou ter desenvolvido conhecimentos suficientes para criar outras músicas posteriormente, além de relatar sua satisfação com o aplicativo utilizado. Conclui-se com esta pesquisa que além de uma ferramenta de apoio, o celular tem potencial para ser um meio predominante de ensino de composição e produção musical, mas são necessários mais estudos sobre sua utilização, principalmente em contextos com maior número de participantes e com um recorte temporal ampliado. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Música na educação | pt_BR |
dc.subject | Música - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Composição (Música) | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.title | Ensino de composição e produção musical com celulares smartphone: uma estratégia metodológica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Música | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-05-21 | |