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dc.contributor.advisorTumelero, Nívia
dc.contributor.authorScottá, Patrícia
dc.contributor.otherBagattini, Leonardo da Costa
dc.contributor.otherBaccon, Melissa
dc.date.accessioned2021-11-27T13:31:14Z
dc.date.available2021-11-27T13:31:14Z
dc.date.issued2020-12-22
dc.date.submitted2020-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9129
dc.descriptionO bem-estar do colaborador é cada vez mais um fator importante para o desenvolvimento de uma empresa, visando que o capital intelectual é o mais valioso e incalculável dentro de uma organização. Por tanto, muitas empresas buscam ferramentas para auxiliar nessa necessidade com o colaborador. Com o objetivo de conhecer essas ferramentas, buscou-se material baseado em referências bibliográficas que as explicam. Uma delas é o endomarketing, que é conhecido como uma ferramenta que objetiva reconhecer que o primeiro e principal cliente de uma organização é o cliente interno. Essa ferramenta em sua grande maioria é engajada juntamente com a comunicação interna, ferramenta que almeja que os colaboradores da empresa estejam sempre bem informados sobre os acontecimentos internos. É importante analisar que para a eficácia das ações e dos canais dessas duas ferramentas, é necessário que haja o reconhecimento da realização desses fatores pelos colaboradores. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo a ser alcançado, identificar a percepção dos colaboradores em relação às práticas de endomarketing realizadas pela empresa objeto de estudo, desejando assim, quantificar a percepção dos colaboradores em relação a realização desses meios de motivação interna. Para ser possível essa identificação, foi realizado pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com os colaboradores de uma cooperativa de crédito que atua na serra gaúcha. A partir do instrumento de pesquisa e resultados coletados, foi verificada a efetividade das ferramentas, o que mais é de agrado dos colaboradores e gestores, bem como possíveis melhorias para a melhor utilização das mesmas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMarketing institucionalpt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.titlePercepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúchapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2020-12-21


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