Estudo de viabilidade para abertura de um empreendimento no ramo de e-commerce
View/ Open
Date
2020-12-22Author
Bauer, Willian Gustavo
Orientador
Tumelero, Nívia
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta proposta refere-se ao estudo de viabilidade para a abertura de um e-commerce que pretende realizar a venda de produtos próprios como camisetas e bonés via Instagram na cidade de Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves e região, baseado que, atualmente, as pessoas estão mais exigentes ao realizar compras por aplicativos, desse modo preocupam-se cada vez mais no momento da compra. Sendo assim, o e-commerce disponibilizará produtos diferenciados do padrão atual, e os clientes poderão se sentir à vontade para realizar suas compras no aconchego de suas casas. Desta maneira, foram aplicadas duas pesquisas de mercado, uma de caráter qualitativo e outra quantitativo, para identificar dados que contribuíssem no desenvolvimento do projeto. Ambas pesquisas demonstraram um mercado propício em relação ao segmento, possibilitando planejar estratégias de viabilidade de mercado para o negócio, onde verificou-se juntamente aos futuros clientes quais as perspectivas quanto ao novo modelo de serviço oferecido. Perante esses resultados avança-se com o desejo de idealizar os propósitos da empresa, essenciais para formular as estratégias da organização. Adiante apresenta-se o plano de negócios onde é definida a estrutura física e lógica, bem como a infraestrutura necessária. Por fim são apresentadas as análises financeiras e econômicas para verificar a viabilidade do novo negócio. Os riscos significantes referentes a abertura foram propriamente analisados e definidos, afim de contingenciar a situação proposta, assim, após as devidas verificações em três distintos cenários econômicos, concluiu-se que há viabilidade para a instalação do empreendimento proposto. [resumo fornecido pelo autor]