• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Eduardo Pompermayer.pdf (4.257Mb)
Data
2021-12-23
Autor
Pompermayer, Eduardo
Orientador
Radünz, Roberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O tema do estudo está relacionado ao 'Projeto Tertúlia Mestre (PTM)' que é desenvolvido na Escola Mestre Santa Bárbara. A realização do PTM se justifica, pois tem a finalidade de acolher o ensino da História do Rio Grande do Sul no planejamento da Escola como uma proposta de pesquisa histórica, no entendimento da construção da cultura e da identidade do Rio Grande do Sul; e na montagem das apresentações das coreografias, o que o torna um projeto interdisciplinar, pois alia a história, a literatura, a música e a dança. O objetivo do estudo foi analisar os trabalhos de pesquisa elaborados pelas turmas do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara e que foram apresentados no evento para o Projeto Tertúlia Mestre, realizado no ano de 2016. Para atender ao objetivo foi desenvolvida inicialmente, a fundamentação teórica construindo conceitos de identidade sul-rio-grandense, memória e mito; o gaúcho e a sua ressignificação; a invenção das tradições; o tradicionalismo e a cultura sul-rio-grandense; a qualificação do ensino de História; e a aprendizagem significativa. O ambiente da pesquisa foi a Escola Mestre Santa Bárbara, localizada no município de Bento Gonçalves/RS, que comporta mais de mil alunos nos três turnos. Foi identificado que o PTM foi criado no ano de 2014 e sofreu algumas modificações no ano de 2015 e é realizado a partir de março a outubro com as turmas de alunos do Ensino Médio, nas faixas etárias entre 14 a 19 anos. As atividades do PTM ocorrem tanto em sala de aula como também fora dela incentivando uma maior participação dos alunos nas pesquisas e nas apresentações das coreografias nos eventos e, também, acaba por despertar a atenção da comunidade local. Na análise do PTM de 2016 foi identificado que o grande problema está na pesquisa do material, sendo que 60% das fontes são consultadas pelos alunos em sites de cunho não científico e/ou historiográfico, os quais reforçam o senso comum e a memória coletiva, dentre outros aspectos. Em função disso, foi proposta a criação de um 'Livro' envolvendo os eixos temáticos centrais referentes à História do Rio Grande do Sul, intitulado 'Roteiro para Estudos da História do Rio Grande do Sul'. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9342
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Penhora online : a efetividade e a celeridade processual no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul 

    Wille, Nicole; Wille, Nicole (2019-09-02)
    A presente monografia tem como temática a celeridade processual nos processos de execução civil diante da penhora online e da utilização do sistema BacenJud junto ao Poder Judiciário, em específico, no Poder Judiciário do ...
  • Análise econômica e financeira - a relevância do factoring na gestão do capital de giro das pequenas, médias e grandes empresas do Rio Grande do Sul 

    Spegiorin, Adriana (2019-10-18)
    Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a relevância econômica e financeira dos serviços prestados pelas empresas de fomento mercantil (factoring) na gestão do capital de giro de empresas situadas no Rio ...
  • Nível de serviço logístico: estudo comparativo entre o Porto do Rio Grande e o Porto de Itapoá para exportações de autopeças produzidas no estado do Rio Grande do Sul 

    Borsato, Suelen (2019-12-10)
    O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre o Porto do Rio Grande e o Porto de Itapoá para as exportações de autopeças produzidas no estado do Rio Grande do Sul. Para o seu desenvolvimento, primeiramente ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV