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dc.contributor.advisorReichert, Geraldo Antônio
dc.contributor.authorPanizzon, Tiago
dc.contributor.otherTeixeira, Cláudia Echevenguá
dc.contributor.otherVeit, Hugo Marcelo
dc.contributor.otherGraciolli, Odacir Deonisio
dc.date.accessioned2015-05-11T17:01:35Z
dc.date.available2015-05-11T17:01:35Z
dc.date.issued2015-05-11
dc.date.submitted2014-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/935
dc.descriptionResíduo de Equipamento Eletroeletrônico (REEE) é um termo utilizado para abranger diversas formas de equipamentos elétricos e eletrônicos que não possuem mais valor para seus proprietários. Este trabalho propôs avaliar a geração de REEEs em uma instituição de ensino superior comunitária localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para este trabalho foram utilizados dados de EEEs disponíveis no sistema de informações da universidade, o qual totalizava 51.066 itens, englobando dados de aproximadamente 17 anos. Foi realizada uma análise detalhada acerca das características dos REEEs gerados, determinando características gerais, assim como específicas de diferentes áreas de ensino. Como resultado, foram gerados diversos indicadores importantes no gerenciamento de REEEs neste tipo de instituição. Verificou-se que o principal REEE gerado pela instituição são Equipamentos de informática e telecomunicações (48,2 %), seguido pelos Grandes eletrodomésticos (14,4 %), Instrumentos de Monitoramento (13,3 %), Ferramentas elétricas e eletrônicas (10,9 %) e Equipamentos de Consumo (9,8 %). Foram contabilizados 414 diferentes tipos de EEEs na instituição porém, observa-se que com exceção dos Instrumentos de Monitoramento, os dois principais EEEs de cada categoria contabilizam sozinhos mais de 50 % de suas respectivas categorias. Identificouse que a maior parte dos REEEs (29,3 %) da instituição são gerados no bloco administrativo da universidade, seguido pelas salas de informática (17,3 %). Estes dois setores se caracterizam por utilizarem EEEs de rápida obsolescência, enquanto áreas como as Ciências Biológicas e parcialmente as Ciências Exatas, devido ao elevado número de equipamentos analíticos utilizados, possuem um ciclo de vida maior nos EEEs, reduzindo assim a geração de REEEs. Isto se refletiu na geração per capita das áreas de ensino, onde as ciências biológicas apresentaram os maiores resultados (14,58 kg/aluno.ano), tendo sido a média dos curso 1,02 kg/aluno.ano. O diagnóstico da instituição demonstrou uma série de problemas em relação à gestão de REEEs, especialmente devido à falta de planejamento da geração destes, não havendo assim um local adequado para seu armazenamento. Também se identificou que muitos pesquisadores, por falta de verbas para manutenção de equipamentos, optam por armazenar máquinas obsoletas em seus laboratórios. Todas essas características resultam em uma grande complexidade na gestão de REEEs em unidades de ensino superior, em especial, devido à grande variedade encontrada, sendo muitos deles de difícil reciclagem.pt_BR
dc.description.abstractWaste Electrical and Electronic Equipment (WEEE) is a word used to refer to many electric and electronic equipment that are no longer valuable for its owners. This study evaluated the WEEE generation in a private higher education institution, located in Rio Grande do Sul state. In this study were used data from Electrical and Electronic Equipment (EEE) available in the university information system, which amounted 51.066 items during 17 years. A detailed analysis was performed about the generated WEEE characteristics and the specific characteristics of different knowledge areas. As result, many important indicators where developed for WEEE management in this kind of institution. The main WEEE generated by the institution was IT and telecommunications equipment (48.2 %), followed by Large household appliances (14.4 %), Monitoring and control instruments (13.3 %), Electrical and electronic tools (10.9 %) and Consumer equipment (9.8 %). Over 400 EEEs classes were identified in the institution although, except for Monitoring and control instruments, the two main EEEs in each class correspond by at least 50 % of its categories. In addition, it was noted that the majority of WEEE was generated by the university administration (29.3 %), followed by the computer classrooms (17.3 %). Those two areas feature low life EEEs, while other areas like Biology and Exact Sciences, due to the high number of analytics equipment used, have a longer life cycle EEEs, resulting in smaller WEEE generation. This was noted in the knowledge areas per capita WEEE generation, with biological sciences showing the bigger results (14.58 kg/student.yr), while the average was 1.02 kg/student.yr. The institution diagnostic demonstrate many problems in WEEE management, especially due to lack of planning regarding their generation, resulting in an absence of a proper place for their storage. In addition, it was noted that many researchers, due to lack of maintenance resources, preferred to store obsolete machines in their labs. All these characteristic result in a great complexity in WEEE management in higher education institutions, mostly due the big diversity, increasing the recycling complexity.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAparelhos e materiais eletrônicospt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectElectronic apparatus and appliance - Waste disposalen
dc.subjectEnvironmental managementen
dc.subjectIntegrated solid waste mangementen
dc.titleAvaliação da geração de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEES) em uma universidade comunitáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8930213179827837pt_BR
mtd2-br.author.lattesPANIZZON, Tiagopt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientaispt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorSchneider, Vania Elisabete


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