• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Mestrado Profissional em Engenharia de Produção
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Mestrado Profissional em Engenharia de Produção
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A escolha de portos de contêineres por empresas importadoras do setor metal mecânico : um estudo no sul do Brasil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Rogerio da Silva Rodrigues.pdf (1.798Mb)
Data
2022-02-04
Autor
Rodrigues, Rogério Da Silva
Orientador
Graciolli, Odacir Dionísio
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Atualmente, as empresas importadoras do setor metal mecânico da região da Serra do Estado do Rio Grande do Sul dispõem de diferentes alternativas portuárias para o desembarque de suas cargas de importação. Dentre essas alternativas, pode ser citado, além do porto de Rio Grande, os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá. Além disso, recentemente, tem sido discutida a possível instalação de um porto no Litoral Norte gaúcho. Inserido nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a escolha de terminais de contêineres pela ótica de empresas importadoras do setor metal mecânico da Serra Gaúcha. Para tanto, tendo como base uma revisão da literatura sobre os atributos de escolha portuária e as características observáveis na região estudada, foi conduzida uma pesquisa seguida de um conjunto de etapas, das quais se destacam duas das principais. A primeira etapa foi a realização de um grupo focal com gestores de empresas importadoras desse setor com o objetivo de validar os atributos identificados na literatura e identificar seus atuais níveis de variação nos portos estudados. A partir dos resultados dessa etapa, se elaborou a estrutura hierárquica do problema para, na segunda etapa, ser aplicado o processo de análise hierárquica das alternativas portuárias existentes, considerando dois cenários distintos. No cenário base, o porto do Litoral Norte apresenta desempenho similar ao do porto de Rio Grande, exceto no que se refere aos custos de transporte terrestre, uma vez que está mais próximo da Serra Gaúcha. No cenário alternativo, considera-se uma performance inferior em custos, tempos de liberação dos contêineres e frequência de navios. Os resultados no cenário base indicaram uma preferência equilibrada entre os portos de Rio Grande, Litoral Norte, Navegantes e Itapoá. Já no cenário alternativo, o porto de Rio Grande foi o preferido. Quanto aos critérios da melhor escolha portuária, observou-se a maior frequência de navios, que constitui um aspecto relevante a ser considerado tanto pelos atuais portos concorrentes quanto para a viabilização de um possível Porto no Litoral Norte gaúcho. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9427
Collections
  • Mestrado Profissional em Engenharia de Produção [53]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV