dc.contributor.advisor | Graciolli, Odacir Dionísio | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rogério Da Silva | |
dc.contributor.other | Viera, Guilherme Bergmann Borges | |
dc.contributor.other | Vidor, Gabriel | |
dc.contributor.other | Silva, Rafael Mozart Da | |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T18:47:29Z | |
dc.date.available | 2022-02-04T18:47:29Z | |
dc.date.issued | 2022-02-04 | |
dc.date.submitted | 2021-12-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9427 | |
dc.description | Atualmente, as empresas importadoras do setor metal mecânico da região da Serra do Estado do Rio Grande do Sul dispõem de diferentes alternativas portuárias para o desembarque de suas cargas de importação. Dentre essas alternativas, pode ser citado, além do porto de Rio Grande, os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá. Além disso, recentemente, tem sido discutida a possível instalação de um porto no Litoral Norte gaúcho. Inserido nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a escolha de terminais de contêineres pela ótica de empresas importadoras do setor metal mecânico da Serra Gaúcha. Para tanto, tendo como base uma revisão da literatura sobre os atributos de escolha portuária e as características observáveis na região estudada, foi conduzida uma pesquisa seguida de um conjunto de etapas, das quais se destacam duas das principais. A primeira etapa foi a realização de um
grupo focal com gestores de empresas importadoras desse setor com o objetivo de validar os atributos identificados na literatura e identificar seus atuais níveis de variação nos portos estudados. A partir dos resultados dessa etapa, se elaborou a estrutura hierárquica do problema para, na segunda etapa, ser aplicado o processo de análise hierárquica das alternativas portuárias existentes, considerando dois cenários distintos. No cenário base, o porto do Litoral Norte apresenta desempenho similar ao do porto de Rio Grande, exceto no que se refere aos custos de transporte terrestre, uma vez que está mais próximo da Serra Gaúcha. No cenário alternativo, considera-se uma performance inferior em custos, tempos de liberação dos contêineres e frequência de navios. Os resultados no cenário base indicaram uma preferência
equilibrada entre os portos de Rio Grande, Litoral Norte, Navegantes e Itapoá. Já no cenário alternativo, o porto de Rio Grande foi o preferido. Quanto aos critérios da melhor escolha portuária, observou-se a maior frequência de navios, que constitui um aspecto relevante a ser considerado tanto pelos atuais portos concorrentes quanto para a viabilização de um possível Porto no Litoral Norte gaúcho. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, companies importers of the mechanical metal sector of the Serra region in the State of Rio Grande do Sul have different port alternatives for unloading their import cargo. Among these alternatives, in addition to the port of Rio Grande, the ports of Itajaí, Navegantes and Itapoá, in the neighboring state of Santa Catarina, can be mentioned. In addition, the possible installation of a port on the North Coast of Rio Grande do Sul has been recently discussed. In this context, this study aimed to analyze the choice of container terminals from the perspective of importing companies in the metal mechanic sector of Serra Gaúcha. Therefore, based on a literature review on port choice attributes and observable characteristics in the studied region, a survey was conducted through a set of stages, of which we highlight two of the main ones. The first step was to carry out a focus group with managers from importing companies in this sector, in order to validate the attributes identified in the literature and
identify their current levels of variation in the studied ports. From the results of this step, the hierarchical structure of the problem was elaborated so that, in the second step, the process of hierarchical analysis of the existing port alternatives could be applied, considering two distinct scenarios. In the base scenario, the North Coast port presents a performance similar to that of the Rio Grande port, except with regard to land transport costs, since it is closer to Serra Gaúcha. And in the alternative scenario, a lower performance in terms of costs, container release times and vessel frequency is considered. The results in the base scenario indicated a balanced preference between the ports of Rio Grande, Litoral Norte, Navegantes and Itapoá. In the alternative scenario, the port of Rio Grande was preferred. As for the port choice criteria, there was a greater relevance of the frequency of ships, which is a critical aspect to be considered both by the current competing ports and for the feasibility of a
possible port on the North Coast of Rio Grande do Sul. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de produção | pt_BR |
dc.subject | Portos - Brasil, Sul | pt_BR |
dc.subject | Contêineres | pt_BR |
dc.subject | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.subject | Importação | pt_BR |
dc.subject | Production engineering | en |
dc.subject | Harbors - Brazil, Sul | en |
dc.subject | Containers | en |
dc.subject | Shipment of goods | en |
dc.subject | Import | en |
dc.title | A escolha de portos de contêineres por empresas importadoras do setor metal mecânico : um estudo no sul do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0636577971785865 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | RODRIGUES, R. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Engenharia de Produção | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |