dc.contributor.advisor | Chiapinotto, Diego | |
dc.contributor.author | Bett, Nataniela | |
dc.contributor.other | Pressanto, Isabel Maria Paese | |
dc.contributor.other | Pagot, Suzana Maria Lain | |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T17:24:30Z | |
dc.date.available | 2022-02-07T17:24:30Z | |
dc.date.issued | 2020-07-15 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9454 | |
dc.description | As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Letras | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-15 00:00:00 | |