Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChiapinotto, Diego
dc.contributor.authorBett, Nataniela
dc.contributor.otherPressanto, Isabel Maria Paese
dc.contributor.otherPagot, Suzana Maria Lain
dc.date.accessioned2022-02-07T17:24:30Z
dc.date.available2022-02-07T17:24:30Z
dc.date.issued2020-07-15
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9454
dc.descriptionAs últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleEstudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Letraspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-15 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples