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dc.contributor.advisorMadalozzo, Magda Macedo
dc.contributor.authorKlanovicz, Mônica Pagnussat
dc.contributor.otherMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.otherCruz, Roberto Moraes
dc.date.accessioned2022-02-08T11:49:13Z
dc.date.available2022-02-08T11:49:13Z
dc.date.issued2022-02-07
dc.date.submitted2021-11-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9471
dc.descriptionO trânsito é um espaço coletivo de mobilidade humana utilizado de diferentes formas pelas pessoas todos os dias. Esse contexto possui riscos, como acidentes de trânsito e suas altas taxas de feridos e mortos, mas comportamentos seguros no trânsito são alternativas para a redução desses acidentes. Para os motoristas de transporte coletivo de passageiros, o trânsito é um espaço de trabalho. Além da obrigação com o trânsito, regulamentado pela legislação, também existe o compromisso com o transporte de passageiros, o que aumenta sua responsabilidade com o comportamento seguro nesse contexto. Por essa razão, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a percepção de motoristas de transporte coletivo de passageiros sobre o comportamento seguro no trânsito. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, transversal, por meio de entrevistas semiestruturadas com motoristas de transporte coletivo de passageiros. A análise de dados teve como base a técnica de análise de conteúdo de Bardin e, para a organização destes, utilizou-se o software de gestão de dados qualitativos NVIVO. Os resultados apontam que as influências mais frequentes para o comportamento seguro no trânsito, na percepção dos motoristas, são: atenção, emoções, tomada de decisões, heterocuidado, autocuidado, influências organizacionais, conhecimento e operação dos veículos e leis de trânsito. A aprendizagem se destacou como uma alternativa para a alteração e mudança de comportamentos. Os fatores de proteção psicossocial relacionados ao comportamento seguro foram: relação positiva com a função que executa, remuneração adequada, valorização pelo feedback dos passageiros, suporte organizacional e comunicação transparente com a empresa, estrutura e apoio familiar e a valorização do autocuidado e heterocuidado. Já os fatores de risco psicossocial citados foram: preconceito com a profissão, relacionamento hostil com o passageiro, imprevisibilidade do trânsito e necessidade contínua de adaptação, falta de tratamento adequado por parte da empresa e problemas familiares. A partir dos resultados, foi proposto um programa de qualificação direcionado a empresas de transporte coletivo com foco na gestão estratégica dos fatores psicossociais e sua influência no comportamento seguro no trânsito. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractTraffic is a collective space for human mobility used in different ways by people every day. It's a dangerous environment and there are many risks involved, such as accidents and their high rates of injuries and deaths, but safe behavior in traffic is one of the alternatives to reduce accidents. For collective transport drivers, traffic is also a working space. In addition to respecting the traffic rules, regulated by legislation, there is also a commitment to passenger transport and safety, which increases the responsibility for safe behavior. For this reason, the general objective of this research was to analyze the perception of collective transport drivers about safe behavior in traffic. Therefore, a descriptive qualitative and transversal research was carried out through semistructured interviews with collective transport drivers. Data analysis was based on Bardin's content analysis technique and, for data organization, the qualitative data management software NVIVO was used. The results show that the most frequent influences on safe behavior, from the interviewees' perceptions, were: attention, emotions, decision-making, caring about the ones around them, self-care, organizational influences, knowledge/handling of the vehicles and traffic laws. Learning stood out as an alternative to change behaviors. The psychosocial protective factors related to safe behavior were: positive relationship with their role, adequate remuneration, appreciation because of passenger feedback, organizational support and transparent communication with the company, family structure and support, and recognizing the importance of self-care and caring about the ones around them. The psychosocial risk factors mentioned were: prejudice towards their profession, hostile relationship with the passengers, traffic unpredictability and the continuous need to adapt, lack of adequate care by the company, and family problems. Based on the results, a qualification program aimed at collective transport companies was proposed, focusing on the strategic management of psychosocial factors and their influence on safe behavior in traffic. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectTraffic safetyen
dc.subjectHuman behavioren
dc.subjectWork - Psychological aspectsen
dc.titleComportamento seguro no trânsito: percepção de motoristas de transporte coletivo de passageirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9238682336447595pt_BR
mtd2-br.author.lattesKLANOVICZ, M. P.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-02-07


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