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dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Robini da
dc.contributor.otherPanizzon, Mateus
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherAntonello, Claudia Simone
dc.date.accessioned2022-02-10T19:27:17Z
dc.date.available2022-02-10T19:27:17Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.date.submitted2021-09-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9500
dc.descriptionAs constantes mudanças no mundo simultaneamente resetam e configuram novas perspectivas da sociedade e do mercado, mobilizando os empreendedores por uma busca de maior desenvolvimento e competitividade de suas organizações. Neste contexto, a aprendizagem contribui para a sobrevivência e a competividade das empresas, todavia, ainda há para ser explorado quando o intuito é aproximar a aprendizagem e o comportamento empreendedor (CE). A lacuna entre o que precede e impulsiona a aprendizagem e ao mesmo tempo leva e encoraja os indivíduos a empreender é o que impulsionou esta pesquisa. Esta tese buscou analisar a contribuição da relação do ciclo ERSSA (experiência, reflexão, sentido, significado e aprendizado) com os antecedentes da aprendizagem para o desenvolvimento do CE por meio do storytelling. Para isso foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, objetivos exploratório e descritivo. Como estratégia de pesquisa e com o intuito de desenvolvimento de uma nova teoria, foi adotada a Grounded Theory (GT). Para a escolha dos participantes da pesquisa, utiliza-se a amostragem teórica em complementariedade com a bola de neve. Como técnicas de coletas de dados são utilizadas a entrevista semiestruturada e a entrevista narrativa. Em relação à análise de dados, é utilizada a própria analise da GT, com a codificação aberta (incidente por incidente), codificação axial e codificação seletiva. Ambas as etapas da GT subsidiadas pela comparação constante juntamente com a sensibilidade teórica para a construção de uma nova teoria. A construção da teoria fundamentada propõem um framework teórico que indica que os antecedentes da aprendizagem contemplam as experiências advindas dos indivíduos e dos grupos, sendo discernida e compartilhada através da prática social do storytelling advinda do ciclo ERSSA. Isto resulta na construção de sentido e significado por meio da reflexão das histórias que facilitam o empreendedorismo, pois conduzem a níveis mais profundos de aprendizagem bem como o desenvolvimento do CE. Esta abordagem teórica relaciona os antecedentes da aprendizagem, o ciclo ERSSA e o desenvolvimento do CE por meio de um processo, dialógico e participativo, em que as pessoas, a partir da prática social advinda do storytelling e do ciclo ERSSA, são capazes de potencializar seus antecedentes de aprendizagem e desenvolver características do CE.[resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe constant changes in the world simultaneously reset and configure new perspectives of society and the market, mobilizing entrepreneurs for a search for greater development and competitiveness of their organizations. In this context, learning contributes to the survival and competitiveness of companies, however, there is still to be explored when the intention is to bring together learning and entrepreneurial behavior (EC). The gap between what precedes and drives learning and at the same time drives and encourages individuals to undertake is what drove this research. This thesis sought to analyze the contribution of the relationship of the ERSSA cycle (experience, reflection, sense, meaning and learning) with the learning background for the development of the CE through storytelling. For this, a research was carried out with a qualitative approach, exploratory and descriptive objectives. As a research strategy and in order to develop a new theory, the Grounded Theory (GT) was adopted. To choose the research participants, theoretical sampling is used in complementarity with the snowball. As data collection techniques, semi-structured interviews and narrative interviews are used. Regarding data analysis, the GT analysis itself is used, with open coding (incident by incident), axial coding and selective coding. Both stages of GT subsidized by constant comparison together with theoretical sensitivity for the construction of a new theory. The construction of grounded theory proposes a theoretical framework that indicates that the learning background includes the experiences arising from individuals and groups, being discerned and shared through the social practice of storytelling arising from the ERSSA cycle. This results in the construction of meaning and meaning through the reflection of the stories that facilitate entrepreneurship, as they lead to deeper levels of learning as well as the development of the CE. This theoretical approach relates the background of learning, the ERSSA cycle and the development of the CE through a dialogical and participatory process, in which people, based on the social practice arising from storytelling and the ERSSA cycle, are able to leverage their learning background and develop CE characteristics. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Comportamentopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectEntrepreneurship - Behaviorpt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.titleCiclo ERSSA e os antecedentes da aprendizagem organizacional : o empreendedorismo por meio do storytellingpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1429749082391610pt_BR
mtd2-br.author.lattesSilva, Eduardopt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-02-09


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