Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961)
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Data
2022-02-17Autor
Giacomoni, Cristian
Orientador
Souza, José Edimar de
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Esta tese, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, possui caráter histórico e tem como objetivo principal analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Normal Duque de Caxias (ENDC) e na Escola Normal São José (ENSJ), entre 1947 a 1961, possibilitou identificar e compreender como os processos formativos destas aulas e práticas se evidenciaram nos documentos e nas memórias de professoras e de normalistas imbricadas nestas instituições. O recorte espaço-temporal adotado pesquisou as duas Escolas Normais nos seus primeiros espaços e tempos, quando ainda estavam localizadas na área central de Caxias do Sul. Tem início em 1947, ano de fundação da ENSJ, e finda em 1961, ano da mudança de endereço da ENDC, que passa a dividir um novo espaço com outra instituição escolar. Os pressupostos teóricos estão sustentados na História Cultural pelas possibilidades de evidenciar e analisar manifestações sociais e educacionais de determinados grupos e instituições, bem como uma gama muito grande de aspectos ligados à cultura. A metodologia adotada é da História Oral e da Análise Documental histórica, mediante entrevistas semiestruturadas com três professoras de Educação Física, Aura Ribeiro Mendes da Silva, Gemma Catharina Maria Martinato Callegari e Julita Luiza Schumacher Stallivieri, três normalistas, Edelweiss Rossarolla Soares, Carmen Lucia Duso Ribeiro Mendes e Suzana Eleonora Corsetti Mancuso, e pela mobilização de documentos históricos, institucionais, leis, decretos, atas, relatórios, livros, cadernos, jornais e fotografias pesquisados em diferentes acervos do RS. A tese está organizada em três grandes eixos de discussão. O primeiro contextualiza o município de Caxias do Sul entre 1947 e 1961, apresenta os movimentos sociais, educacionais e políticos para a criação da ENDC e da ENSJ e discute como ocorreu a implementação e os principais processos formativos de Educação Física nessas escolas. O segundo eixo analisa os primeiros movimentos em busca de uma formação especializada para Educação Física escolar no RS, visando compreender como as ressonâncias formativas do Curso Intensivo de Educação Física e da ESEF se imbricaram às correntes pedagógicas priorizadas pelos professores responsáveis pela disciplina na ENDC e na ENSJ. E, por fim, o terceiro eixo visou compreender como foi desenvolvida na formação normalista caxiense um modo de constituição docente em Educação Física, além de analisar as práticas, os espaços e as materialidades como elementos da cultura escolar utilizados pelas professoras. Ainda analisa como essas aulas contribuíram para a constituição de identidades profissionais e propiciaram o desenvolvimento de hábitos e costumes de práticas corporais. Os indícios pesquisados possibilitaram identificar que os processos formativos eram divididos entre dois âmbitos. O primeiro de caráter biológico, fisiológico e físico, com aulas organizadas pelos diferentes exercícios ginásticos e esportivos, pela exigência da execução técnica dos movimentos, pelo desenvolvimento da harmonia e precisão nos gestos corporais, e pela utilização destes como instrumento higiênico que visava a prevenir doenças, corrigir e aprimorar deficiências físicas das normalistas. O segundo orientou para o ensino de estratégias, didáticas e pedagogias de como ensinar Educação Física ao ensino primário, observando as características infantis e os elementos espaciais e materiais dos grupos escolares da região, mediante brincadeiras, estafetas, práticas em sala de aula e atividades relacionadas à cultura local. Desse modo, a tese é de que Caxias do Sul constituiu-se como um polo potencial formador de professores de Educação Física, resultado das ressonâncias formativas que iniciam no Curso Intensivo, perpassam pela ESEF e se perpetuam nas diferentes relações sociais estabelecidas entre as professoras e as normalistas, nas partilhas, debates e reflexões de conhecimentos e de experiências teóricas e práticas, tendo em vista as mudanças que são percebidas tanto na organização, planejamento, quanto nas práticas e na constituição de uma cultura escolar local. Esses processos trouxeram um melhor preparo pedagógico e didático, ampliaram e diversificaram as práticas aprendidas e apropriadas pelas futuras docentes que lecionaram Educação Física, repercutiram a nível escolar, social e cultural, e propiciaram a projeção de outros professores a âmbitos nacionais e internacionais. [resumo fornecido pelo autor]