Turismo e gamificação: um método para o desenvolvimento de softwares voltados ao turismo
Data
2022-03-02Autore
De Carli, Iraci Cristina da Silveira
Orientador
Gastal, Susana de Araújo
Metadata
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Jogos digitais e atividades gamificadas podem influenciar alguns modos de pensar e agir dos indivíduos (Navarro, 2013; Xu e Buhalis, 2021), melhorando a experiência do turista pós-moderno (Molina, 2011) e integrando-o, mais plenamente, à cultura e modos de ser que caracterizam o local. Através das escolhas e formas com que o usuário participa da gamificação, é possível identificar aspectos referentes ao comportamento do turista e tratá-lo de forma única e dedicada. A gamificação pode possibilitar que o turista participe do processo de cocriação de valor dos serviços que estejam atrelados àquela experiência turística (Prahalad e Ramaswamy, 2004). Para alcançar os resultados esperados, tanto os jogos como as atividades gamificadas precisam estar alinhados às estratégias de negócio do destino turístico. A produção de jogos digitais e atividades gamificadas voltadas ao turismo não é uma tarefa trivial. São produtos complexos, tanto em sua estrutura interna como nos diversos tipos de experiências que eles criam (Salen e Zimmerman, 2012). Cada produto é um projeto único que envolve vários atores. O objetivo deste trabalho é o de propor um método de desenvolvimento de jogos digitais e atividades gamificadas para o turismo, os quais estejam alinhados à estratégia de negócio do destino e permitam a cocriação de valor dos serviços relacionados, implicando diretamente na qualidade da experiência turística. Ele foi desenvolvido a partir de uma abordagem interdisciplinar que integrou conhecimentos das áreas de turismo, jogos digitais e engenharia de software, mais especificamente: processos de desenvolvimento de software (Pressman, 2019), design (projetos) de jogos (Chandler,2012), lógica dominante de serviço (Vargo, 2007), modelo SISTUR (Beni, 2008) e gerenciamento de projetos (PMI, 2021). O método proposto é composto por diretrizes que orientam o trabalho de criação e desenvolvimento de jogos digitais ou atividades gamificadas voltadas ao turismo. Uma vez que se propõe a estabelecer um método de natureza tecnológica, foi utilizada a metodologia Design Science Research Methodology (Peffers, 2007) neste trabalho. A demonstração do método foi realizada na criação de uma atividade gamificada de roteirização para a Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados indicam que as diretrizes empregadas foram satisfatórias para manter a criação do jogo ou atividade gamificada alinhados à estratégia do destino. O método direcionou todo processo no sentido de possibilitar que, além de entreter, o jogo ou atividade gamificada possam também influenciar na cocriação de valor dos serviços turísticos. [resumo fornecido pelo autor]