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dc.contributor.advisorGastal, Susana de Araújo
dc.contributor.authorDe Carli, Iraci Cristina da Silveira
dc.contributor.otherBregolin, Michel
dc.contributor.otherWada, Elizabeth Kyoko
dc.contributor.otherAshton, Mary Sandra Guerra
dc.contributor.otherWebber, Carine Geltrudes
dc.date.accessioned2022-03-03T18:24:23Z
dc.date.available2022-03-03T18:24:23Z
dc.date.issued2022-03-02
dc.date.submitted2021-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9631
dc.descriptionJogos digitais e atividades gamificadas podem influenciar alguns modos de pensar e agir dos indivíduos (Navarro, 2013; Xu e Buhalis, 2021), melhorando a experiência do turista pós-moderno (Molina, 2011) e integrando-o, mais plenamente, à cultura e modos de ser que caracterizam o local. Através das escolhas e formas com que o usuário participa da gamificação, é possível identificar aspectos referentes ao comportamento do turista e tratá-lo de forma única e dedicada. A gamificação pode possibilitar que o turista participe do processo de cocriação de valor dos serviços que estejam atrelados àquela experiência turística (Prahalad e Ramaswamy, 2004). Para alcançar os resultados esperados, tanto os jogos como as atividades gamificadas precisam estar alinhados às estratégias de negócio do destino turístico. A produção de jogos digitais e atividades gamificadas voltadas ao turismo não é uma tarefa trivial. São produtos complexos, tanto em sua estrutura interna como nos diversos tipos de experiências que eles criam (Salen e Zimmerman, 2012). Cada produto é um projeto único que envolve vários atores. O objetivo deste trabalho é o de propor um método de desenvolvimento de jogos digitais e atividades gamificadas para o turismo, os quais estejam alinhados à estratégia de negócio do destino e permitam a cocriação de valor dos serviços relacionados, implicando diretamente na qualidade da experiência turística. Ele foi desenvolvido a partir de uma abordagem interdisciplinar que integrou conhecimentos das áreas de turismo, jogos digitais e engenharia de software, mais especificamente: processos de desenvolvimento de software (Pressman, 2019), design (projetos) de jogos (Chandler,2012), lógica dominante de serviço (Vargo, 2007), modelo SISTUR (Beni, 2008) e gerenciamento de projetos (PMI, 2021). O método proposto é composto por diretrizes que orientam o trabalho de criação e desenvolvimento de jogos digitais ou atividades gamificadas voltadas ao turismo. Uma vez que se propõe a estabelecer um método de natureza tecnológica, foi utilizada a metodologia Design Science Research Methodology (Peffers, 2007) neste trabalho. A demonstração do método foi realizada na criação de uma atividade gamificada de roteirização para a Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados indicam que as diretrizes empregadas foram satisfatórias para manter a criação do jogo ou atividade gamificada alinhados à estratégia do destino. O método direcionou todo processo no sentido de possibilitar que, além de entreter, o jogo ou atividade gamificada possam também influenciar na cocriação de valor dos serviços turísticos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe digital jogos and gamified activities can influence some ways of people thinking and behave (Navarro, 2013; Xu and Buhalis, 2021), improving the postmodern tourists experience (Molina, 2011) and integrating them completely into culture and lifestyle that characterize the place. It is possible to identify aspects related to tourists behavior and treat them in a unique and dedicated way through the choices and ways in which the user participates in gamification. The gamification can enable tourists to participate in the co-creating process of value of services that are linked to that tourist experience (Prahalad and Ramaswamy, 2004). To achieve the expected results, both the jogos and the gamified activities need to be aligned with the tourist destination's business strategies. The production of digital jogos and gamified activities related whit tourism is not a trivial task. They are complex products, both in their internal structure and in the different sort of experiences they create (Salen and Zimmerman, 2012). Each product is a unique project that involves many actors. The objective of this research is to propose a development model of digital jogos and gamified activities for tourism, which are aligned with the destination's business strategy and allow the co-creation of value in related services, directly implying the quality of the tourist experience. The proposed model is composed of guidelines that guide the creation work and developing digital jogos or gamified activities related to tourism. It was developed from an interdisciplinary approach that integrated knowledge from the areas of tourism, digital jogos and software engineering, more specifically: software development processes (Pressman, 2019), jogo design (projects) (Chandler, 2012), logic dominant service (Vargo, 2007), SISTUR model (Beni, 2008) and project management (PMI, 2021). In this work it was used the methodology of the Design Science Research Methodology (Peffers, 2007), since it proposes to establish a technological nature model. The model demonstration was carried out in the creation of a gamified scripting activity for the Municipal Tourism Department of Garibaldi, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The results indicate that the guidelines used were satisfactory to keep the creation of the game or gamified activity aligned with the destination strategy. The method directed the entire process in order to enable, in addition to entertaining, the game or gamified activity can also influence the co-creation of value of tourist services. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectGamificationen
dc.subjectElectronic gamesen
dc.subjectComputer software - Developmenten
dc.titleTurismo e gamificação: um método para o desenvolvimento de softwares voltados ao turismopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1150643981771487pt_BR
mtd2-br.author.lattesDe Carli, Iraci Cristina da Silveirapt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-03-03


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