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dc.contributor.advisorPessin, Neide
dc.contributor.authorSimioni, Brenda
dc.contributor.otherCornelli, Renata
dc.contributor.otherBonatto, Jaqueline
dc.date.accessioned2022-03-09T18:51:00Z
dc.date.available2022-03-09T18:51:00Z
dc.date.issued2021-01-11
dc.date.submitted2020-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9651
dc.descriptionOs engenheiros ambientais são indispensáveis para o desenvolvimento sustentável da sociedade, visto que possuem um vasto campo de atuação dentro dos setores da economia. A indústria trata-se de uma das áreas de atuação e de interesse do profissional, contudo, para o engenheiro ambiental atuar nesse ramo, existe uma constante discussão sobre suas atribuições, as quais, são definidas de acordo com Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), elaborados pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Neste contexto o objetivo do presente trabalho é verificar as atribuições do engenheiro ambiental na perspectiva de mercado de trabalho do estado do Rio Grande do Sul (RS), analisando a necessidade de implementação dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino do Nordeste do Estado (IESNE). Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário, a fim de levantar seus aspectos e experiências profissionais. Foi realizada também uma comparação entre as competências dos engenheiros ambientais, civis e químicos, perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e questionado ao conselho a possibilidade de extensão destas atribuições ao engenheiro ambiental, bem como foi realizada uma avaliação das disciplinas cursadas, a fim de verificar se o profissional teria competência para responsabilizar-se por tais atribuições. Também foi realizada uma busca pelos municípios com maior Índice de Potencial Poluidor da Indústria (INPP-I), onde foram sondadas suas principais atividades econômicas industriais. Dentre essas, foram analisadas e questionadas ao Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ-V), as etapas de processo produtivo que poderiam fazer parte das atribuições do engenheiro ambiental. Com a aplicação da metodologia descrita, foi constatado que o engenheiro ambiental possui formação e conhecimento para algumas atribuições que competem a outros profissionais, e ainda, que existem poucas responsabilidades técnicas exclusivas dos engenheiros ambientais. Também foi constatada a necessidade de um maior apoio de entidades de classe, as quais poderiam impulsionar a implementação e revisão das legislações relacionadas à suas atribuições, bem como, foi constatada a necessidade da criação de uma Câmara Especializada própria para este profissional, por parte do CREA-RS. Além disso, enfatiza-se a necessidade de o profissional estar sempre em atualização em relação as legislações vigentes, bem como das modificações realizadas pelos conselhos. Em relação ao PPC da IESNE-A, foi possível concluir que está em conformidade com a legislação vigente, apenas sugere-se a sua implementação a fim de realizar um maior aproveitamento das disciplinas específicas de formação, bem como, foi constatada a necessidade da instituição expor aos estudantes os órgãos fiscalizadores do seu exercício profissional, as áreas de atuação e suas atribuições, a fim de prepará-lo para o mercado de trabalho. Por fim, sugere-se também a criação de maior gama de cursos de extensão, reconhecidos pelos órgãos reguladores, para possibilitar a extensão das atribuições do engenheiro ambiental. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractEnvironmental engineers are indispensable for the sustainable development of society, this professional has a wide field of activity within the sectors of the economy. The industry is one of the areas in which the professional works and is of interest, however, for the environmental engineer to act in this field, there is a constant discussion about his duties, which are defined in accordance with Pedagogical Course Projects (PPC) , prepared by Higher Education Institutions (HEIs). In this context, the objective of the present work is to verify the attributions of the environmental engineer in the perspective of the labor market in the state of Rio Grande do Sul (RS), analyzing the need to implement the pedagogical projects of the courses offered by the Education Institutions of the Northeast of the State (IESNE). For this, a questionnaire was developed and applied in order to survey their aspects and professional experiences. A comparison was also made between the skills of environmental, civil and chemical engineers, before the Regional Council of Engineering and Agronomy of the State of Rio Grande do Sul (CREA-RS) and the council was asked about the possibility of extending these duties to the environmental engineer, as well as an evaluation of the subjects taken, in order to verify if the professional would have the competence to be responsible for such attributions. A search was also made for the municipalities with the highest Polluting Potential Index for Industry (INPP-I), where their main industrial economic activities were surveyed. Among these, the Regional Chemistry Council of the 5th Region (CRQ-V), analyzed the stages of the production process that could be part of the duties of the environmental engineer. With the application of the described methodology, it was found that the environmental engineer has training and knowledge for some attributions that compete with other professionals, and that there are few technical responsibilities exclusive to environmental engineers. It was also noted the need for greater support from class entities, which could encourage the implementation and review of the laws related to their attributions, as well as the need for the creation of a Specialized Chamber for this professional, on the part of the CREA-RS. In addition, it emphasizes the need for the professional to be always up to date in relation to current legislation, as well as the changes made by the councils. Regarding the PPC of IESNE-A, it was possible to conclude that it is in compliance with the current legislation, its implementation is only suggested in order to achieve a better use of specific training disciplines, as well as the need for the institution was found expose students to the supervisory bodies of their professional practice, the areas of activity and their duties, in order to prepare them for the job market. Finally, it is also suggested to create a wider range of extension courses, recognized by Organs regulatory bodies, to enable the extension of the environmental engineer's duties. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia ambientalpt_BR
dc.subjectEngenheirospt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectConselhos profissionaispt_BR
dc.titleAnálise das atribuições do engenheiro ambiental na perspectiva de mercado de trabalho e no âmbito dos projetos pedagógicos de cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Ambientalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-01-10


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