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dc.contributor.advisorTumelero, Nívia
dc.contributor.authorCherutti, Marilei Schauren
dc.contributor.otherHummes, Gilberto
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.date.accessioned2022-03-11T22:51:53Z
dc.date.available2022-03-11T22:51:53Z
dc.date.issued2021-12-22
dc.date.submitted2021-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9659
dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade da implantação de um novo negócio na cidade de Carlos Barbosa (RS). Esta empresa tem como foco a venda de ar condicionado na cidade e regiões próximas, através de uma página virtual em redes sociais. Para compreender melhor o mercado em questão, aplicou-se a pesquisa com empreendedor de destaque na região e, com o público alvo, onde os resultados obtidos demonstraram aceitação do negócio proposto e suas preferências. Também se desenvolveu a análise sobre o cenário ambiental em que o empreendimento está inserido, apresentando a analise SWOT, onde foi possível identificar a prioridade de necessidades a serem atendidas pela empresa. Desenvolveu-se um plano mercadológico, o qual proporcionou um maior conhecimento do segmento de clientes e uma análise de mercado, onde foi estruturado uma previsão de vendas. Estudou-se sobre o produto, o preço, a promoção e a praça e assim, estruturou-se um plano de ação mercadológico, apontando as principais ações necessárias. Na sequência, o plano operacional é desenvolvido através de estudos sobre processos, parcerias e estruturação do layout e infraestrutura necessária, bem como a gestão dos estoques e a capacidade produtiva da empresa e a forma de armazenar essas informações e suas respectivas manutenções. No plano de Recursos Humanos, a proprietária da empresa, autora do estudo aqui desenvolvido, fará toda gestão da empresa, não sendo necessário o desenvolvimento do organograma. A previsão de vendas, elaborado no plano mercadológico, foi utilizada no preenchimento de planilhas financeiras, que possibilitaram e orientaram a viabilidade do negócio. Obteve-se uma visão realista, uma visão otimista e uma visão pessimista da projeção financeira para o empreendimento. E, a partir da projeção da DRE, do Fluxo de Caixa, bem como na interpretação da TIR, VPL e Payback, constatou-se como sendo viável todas as opções, sendo que as visões otimista e realista são as desejadas, mas não sendo descartada a projeção pessimista, visto que foi positivo. Para tanto, planos de contingência foram elaborados, afim de auxiliar nas tomadas de decisão para dar continuidade no negócio, caso não se concretize a visão da projeção realista. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAr condicionadopt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectNegócios - Planejamentopt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de um novo negócio: MV Refrigeraçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR


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