Jogador de xadrez robótico com visão computacional
Fecha
2021-07-02Autor
Moraes, Leonardo Dalla Rosa de
Orientador
Dorneles, Ricardo Vargas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Com este projeto foi criado um jogador de xadrez automatizado que, através de visão computacional e automação, consegue detectar as jogadas do adversário e responder com suas próprias jogadas de forma autônoma em um tabuleiro físico. Para tal, foi construído um tabuleiro próprio, contendo dois eixos perpendiculares, movidos com motores de passo, que juntos posicionam um eletroímã responsável por movimentar as peças de xadrez. Sobre esta estrutura está montada uma câmera para a captação das imagens a partir do topo do tabuleiro e, fazendo uso da biblioteca OpenCV, realizar o reconhecimento de cada objeto na cena. Para o processamento do lance de xadrez está sendo utilizada a engine StockFish como o algoritmo de IA principal, enquanto para as análises uma IA própria baseada na literatura sobre o DEEP BLUE e no próprio StockFish. O computador responsável por executar toda a aplicação é um Raspberry Pi. [resumo fornecido pelo autor]