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Jogador de xadrez robótico com visão computacional
dc.contributor.advisor | Dorneles, Ricardo Vargas | |
dc.contributor.author | Moraes, Leonardo Dalla Rosa de | |
dc.contributor.other | Dorneles, Ricardo Vargas | |
dc.contributor.other | Costa, Guilherme Holsbach | |
dc.contributor.other | Silva, Scheila de Avila e | |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T16:23:50Z | |
dc.date.available | 2022-03-16T16:23:50Z | |
dc.date.issued | 2021-07-02 | |
dc.date.submitted | 2021-06-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9675 | |
dc.description | Com este projeto foi criado um jogador de xadrez automatizado que, através de visão computacional e automação, consegue detectar as jogadas do adversário e responder com suas próprias jogadas de forma autônoma em um tabuleiro físico. Para tal, foi construído um tabuleiro próprio, contendo dois eixos perpendiculares, movidos com motores de passo, que juntos posicionam um eletroímã responsável por movimentar as peças de xadrez. Sobre esta estrutura está montada uma câmera para a captação das imagens a partir do topo do tabuleiro e, fazendo uso da biblioteca OpenCV, realizar o reconhecimento de cada objeto na cena. Para o processamento do lance de xadrez está sendo utilizada a engine StockFish como o algoritmo de IA principal, enquanto para as análises uma IA própria baseada na literatura sobre o DEEP BLUE e no próprio StockFish. O computador responsável por executar toda a aplicação é um Raspberry Pi. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This project creates an automated chess player that, through computer vision and automation, can detect the opponent's moves and respond with their own moves autonomously on a physical board. To this end, a board was built, containing two perpendicular axes moved with stepper motors, which together position an electromagnet responsible for moving the chess pieces. A camera is mounted on this structure to capture images from the top of the board and, using the OpenCV library, recognize each object in the scene. For the processing of the chess move, the engine StockFish is being used as the main AI algorithm, while for the analysis a proprietary AI based on the literature on DEEP BLUE and on StockFish itself was created. The computer responsible for executing the entire application is a Raspberry Pi. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Processamento de imagens - Técnicas digitais | pt_BR |
dc.subject | Software de aplicação | pt_BR |
dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.title | Jogador de xadrez robótico com visão computacional | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Costa, Guilherme Holsbach | |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-07-02 |