A subjetividade do influenciador digital: experiências psicológicas na perspectiva do jovem adulto youtuber
Data
2022-03-22Autor
Niederauer, Rodolfo Cescon
Orientador
Maggi, Alice
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os avanços das Tecnologias da Comunicação e Informação trouxeram para a atualidade movimentos adaptativos que reformularam conceitos de subjetividade para o jovem adulto contemporâneo. Imersos nas tecnologias desde o nascimento, vivenciam um novo mundo reconfigurado com desafios oferecidos pela conectividade quanto à privacidade, lazer e trabalho. À medida em que as tecnologias tornam-se cada vez mais ativas no nosso cotidiano, as fronteiras entre o virtual e o off-line embaçaram-se, emaranhando princípios de identidade, intimidade e autenticidade especialmente numa das mais novas e cobiçadas profissões desta década: o influenciador digital. Legitimado pelo seu público, o influenciador utiliza de seus hobbies para criar conteúdos que engajam a sua audiência e revertem suas interações em ganhos monetários. No entanto, o jovem adulto, visando a agradar e produzir um eu autêntico, coloca-se em um constante exercício de trabalhar e editar seu perfil virtual, num contínuo processo de reformulação e adaptação para filtrar aquilo que deseja ser exposto e, assim, favorecer o crescimento e desenvolvimento de sua identidade virtual. Diante disso, este trabalho de conclusão de Mestrado Profissional teve por objetivo analisar, no discurso do jovem adulto influenciador digital, como está sendo constituído o seu self, desde o viés da psicanálise, em um contexto em que exposição e intimidade são revertidos em monetização. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho exploratório que realiza a interpretação de informações trazidas pelos participantes da pesquisa. Foram entrevistados seis youtubers brasileiros selecionados por uma amostragem intencional, tendo como requisitos: criar vídeos argumentativos, fazendo uso de sua imagem; ter entre 18 e 35 anos de idade; estar trabalhando, no mínimo, há dois anos na plataforma; e possuir mais de 100 (cem) mil inscritos no seu canal. O referencial teórico buscou dar suporte à análise de conteúdo dos dados levantados nas entrevistas articulada com os conceitos da literatura selecionada. Tal análise teve como resultado três categorias: O Jovem Adulto influenciador digital e a interligação da criatividade com a tecnologia como uma forma de expressão e profissão; A identidade codificada do influenciador digital dentro da plataforma virtual YouTube; e Self híbrido do jovem adulto influenciador digital: a subjetividade no cruzamento entre o mundo off-line com o virtual. A realização deste trabalho permitiu uma maior compreensão sobre a subjetividade do jovem adulto contemporâneo quanto à sua identidade em uma das mais novas profissões da atualidade, na qual a virtualidade faz-se cada vez mais presente em nosso cotidiano. [resumo fornecido pelo autor]