Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVidor, Gabriel
dc.contributor.authorNicaretta, Leandro
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.otherTeixeira, Ivandi Silva
dc.contributor.otherMedeiros, Jaime Fleith de
dc.date.accessioned2022-03-25T19:58:44Z
dc.date.available2022-03-25T19:58:44Z
dc.date.issued2022-03-14
dc.date.submitted2021-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9732
dc.descriptionEssa tese de doutorado em administração tem como tema o estudo do planejamento estratégico em micro e pequenas empresas. Para tanto, o objetivo geral foi definido em identificar como o planejamento estratégico pode ter influência para o desempenho financeiro das pequenas e microempresas. O atendimento desse objetivo foi realizado mediante pesquisa teórica realizada sobre o tema, bem como a estruturação de uma pesquisa de levantamento com as empresas do município de Garibaldi - RS, seguida de uma análise quantitativa por meio de regressão múltipla e análise fatorial exploratória. Dessa forma, o estudo gerou resultados que permitiram medir quais as variáveis impactam positiva e negativamente no planejamento estratégico das micro e pequenas empresas, bem como quais os fatores que podem levar ao sucesso do PE nesse tipo de organização. Os fatores identificados foram desempenho, mercado e pessoas. Como estudos futuros essa tese recomenda que sejam realizados estudos regionais ou estaduais, a fim de definir políticas públicas nessa temática, bem como a criação de um produto tecnológico para diagnóstico das organizações. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis PhD dissertation in business administration aims to study strategic planning in micro and small businesses. Therefore, the general objective was defined to identify how strategic planning can influence the financial performance of small and micro-enterprises. The fulfillment of this objective was accomplished through theoretical research carried out on the subject, as well as the structuring of a survey with companies in the city of Garibaldi - RS, followed by a quantitative analysis through multiple regression and exploratory factor analysis. Thus, the study generated results that allowed measuring which variables positively and negatively impact the strategic planning of micro and small companies, as well as which factors can lead to the success of the NP in this type of organization. The factors identified were performance, market and people. As future studies, this thesis recommends that regional or state studies be carried out in order to define public policies on this topic, as well as the creation of a technological product for diagnosing organizations. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectSmall businessen
dc.subjectFinancial managementen
dc.titleO impacto do planejamento estratégico no desempenho financeiro de micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7104783514649647pt_BR
mtd2-br.author.lattesNicaretta, Lpt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples