• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Educação Física – Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Educação Física – Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Raiane de Araujo Sganzerla.pdf (383.5Kb)
Data
2021-01-27
Autor
Sganzerla, Raiane de Araújo
Orientador
Brum, Lisiane Reis
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presença do público feminino nas academias de musculação tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. As mulheres, cada vez mais interessadas em atingir um corpo saudável e/ou dentro dos padrões de beleza manifestados pela mídia e pela sociedade, têm buscado a musculação como alternativa para o alcance de seus objetivos pessoais. Nesse âmbito, o consumo de suplementação alimentar também tem demonstrado crescimento considerável, uma vez que os suplementos alimentares são vistos e entendidos como alavancas que impulsionam o alcance de um corpo ideal. Objetivo geral: A partir disso, este trabalho teve como objetivo investigar os principais fatores que influenciam o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação de uma academia em Bento Gonçalves ? RS. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, com viés transversal. A amostra foi constituída por 25 mulheres, selecionadas por conveniência, com idade entre 18 e 50 anos praticantes de musculação e consumidoras de, pelo menos, 1 tipo de suplemento alimentar. Foi aplicado um questionário contendo 10 questões, intercaladas em questões de múltipla escolha ou abertas e fechadas, que exploram informações relevantes para a construção do perfil da mulher que consome suplementação alimentar e que auxiliam na identificação dos fatores motivacionais para esse consumo. A interpretação dos dados ocorreu por meio da construção de gráficos e tabelas, bem como de medidas descritivas. Conclusão: O desenvolvimento deste estudo revelou, a partir do levantamento de seus resultados, que o fator estético e a influência que a mídia exerce socialmente ao estabelecer padrões estéticos são as principais motivações para que as mulheres busquem uma academia de musculação e se interessem pelo consumo de suplementação alimentar como uma forma de acelerar o alcance de seus objetivos de treino, predominantemente relacionados à hipertrofia e ao emagrecimento. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9744
Collections
  • Educação Física – Bacharelado [63]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV