Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrum, Lisiane Reis
dc.contributor.authorSganzerla, Raiane de Araújo
dc.contributor.otherSilva, Mauro Amancio da
dc.contributor.otherSilva, Mauro Amancio da
dc.date.accessioned2022-03-28T19:09:26Z
dc.date.available2022-03-28T19:09:26Z
dc.date.issued2021-01-27
dc.date.submitted2020-12-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9744
dc.descriptionA presença do público feminino nas academias de musculação tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. As mulheres, cada vez mais interessadas em atingir um corpo saudável e/ou dentro dos padrões de beleza manifestados pela mídia e pela sociedade, têm buscado a musculação como alternativa para o alcance de seus objetivos pessoais. Nesse âmbito, o consumo de suplementação alimentar também tem demonstrado crescimento considerável, uma vez que os suplementos alimentares são vistos e entendidos como alavancas que impulsionam o alcance de um corpo ideal. Objetivo geral: A partir disso, este trabalho teve como objetivo investigar os principais fatores que influenciam o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação de uma academia em Bento Gonçalves ? RS. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, com viés transversal. A amostra foi constituída por 25 mulheres, selecionadas por conveniência, com idade entre 18 e 50 anos praticantes de musculação e consumidoras de, pelo menos, 1 tipo de suplemento alimentar. Foi aplicado um questionário contendo 10 questões, intercaladas em questões de múltipla escolha ou abertas e fechadas, que exploram informações relevantes para a construção do perfil da mulher que consome suplementação alimentar e que auxiliam na identificação dos fatores motivacionais para esse consumo. A interpretação dos dados ocorreu por meio da construção de gráficos e tabelas, bem como de medidas descritivas. Conclusão: O desenvolvimento deste estudo revelou, a partir do levantamento de seus resultados, que o fator estético e a influência que a mídia exerce socialmente ao estabelecer padrões estéticos são as principais motivações para que as mulheres busquem uma academia de musculação e se interessem pelo consumo de suplementação alimentar como uma forma de acelerar o alcance de seus objetivos de treino, predominantemente relacionados à hipertrofia e ao emagrecimento. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The presence of the female public in the fitness centers has grown considerably in recent times. Women, increasingly interested in achieving a healthy body and / or within the standards of beauty manifested by the media and society, have been looking to bodybuilding as an alternative to achieve their personal goals. In this context, the consumption of food supplementation has also shown considerable growth, since food supplements are seen and understood as levers that boost the achievement of an ideal body. General objective: Based on this, this study aimed to investigate the main factors that influence the consumption of food supplementation in women who practice bodybuilding at a gym in Bento Gonçalves - RS. Methodology: This is a qualitative-quantitative, descriptive and exploratory research, with a transversal perspective. The sample consisted of 25 women, selected for convenience, aged between 18 and 50 years, who practice bodybuilding and who consume at least 1 type of food supplement. Instruments: A questionnaire was applied containing 10 questions, interspersed in multiple choice questions, open and closed, which explore relevant information for the construction of the profile of the woman who consumes food supplementation and which helps in the identification of the motivational factors for this consumption. Data interpretation occurred through the construction of graphs and tables. Conclusion: The development of this study revealed, from the survey of its results, that the aesthetic factor and the influence that the media exerts socially in establishing aesthetic standards are the main motivations for women to seek a bodybuilding gym and be interested in consumption of food. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectMusculaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectSuplementação alimentarpt_BR
dc.titleMotivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2021-01-26


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples