Estilo de vida ativo entre jovens formandos e egressos do ensino médio em Vale Real
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-08Autor
Preis, Adriano
Einsfeld, Franciele
Orientador
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente estudo visa verificar os níveis de atividade física dos estudantes do ensino médio e egressos, e a relação que eles estabeleceram com a Educação Física e a prática regular de exercícios físicos. Este artigo está vinculado ao projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, no curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade de Caxias do Sul. Objetivo: O objetivo do presente estudo é verificar se estudantes e egressos do Ensino Médio em Vale Real, RS mantém um estilo de vida ativo. Método: O método de pesquisa usado é o quantitativo transversal, tendo uma amostra de 29 adolescentes, formados por alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bernardo Petry, e os egressos formados no ano de 2020. Os dados do estudo foram colhidos através de um questionário no Google Forms, contemplando questões como níveis de exercício físico e relação com a Educação Física escolar, além de calcular o índice de massa corporal a partir dos dados coletados. Resultados: Os dados coletados através do questionário, com base nos objetivos propostos, apontam que os adolescentes mantêm um estilo de vida ativo, com preferência dos meninos para o esporte e das meninas a caminhada, com ambos frequentando em bom número as academias de musculação. A Educação Física mostrou grande aceitação dos seus conteúdos, sendo o esporte o conteúdo preferido por eles. Conclusões: Apoiados no questionário e nos objetivos, concluímos que apesar da rotina com trabalho e estudos, os adolescentes mantêm um estilo de vida ativo, e a escolha passa pelas aulas de Educação Física, que mostrou ter uma influência positiva para que eles tenham um estilo de vida ativo. [resumo fornecido pelo autor]