Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaciel, Rochele Rita Andreazza
dc.contributor.authorPreis, Adriano
dc.contributor.authorEinsfeld, Franciele
dc.contributor.otherBusin, Diego
dc.date.accessioned2022-03-30T19:13:25Z
dc.date.available2022-03-30T19:13:25Z
dc.date.issued2021-12-08
dc.date.submitted2021-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9756
dc.descriptionResumo: O presente estudo visa verificar os níveis de atividade física dos estudantes do ensino médio e egressos, e a relação que eles estabeleceram com a Educação Física e a prática regular de exercícios físicos. Este artigo está vinculado ao projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, no curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade de Caxias do Sul. Objetivo: O objetivo do presente estudo é verificar se estudantes e egressos do Ensino Médio em Vale Real, RS mantém um estilo de vida ativo. Método: O método de pesquisa usado é o quantitativo transversal, tendo uma amostra de 29 adolescentes, formados por alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bernardo Petry, e os egressos formados no ano de 2020. Os dados do estudo foram colhidos através de um questionário no Google Forms, contemplando questões como níveis de exercício físico e relação com a Educação Física escolar, além de calcular o índice de massa corporal a partir dos dados coletados. Resultados: Os dados coletados através do questionário, com base nos objetivos propostos, apontam que os adolescentes mantêm um estilo de vida ativo, com preferência dos meninos para o esporte e das meninas a caminhada, com ambos frequentando em bom número as academias de musculação. A Educação Física mostrou grande aceitação dos seus conteúdos, sendo o esporte o conteúdo preferido por eles. Conclusões: Apoiados no questionário e nos objetivos, concluímos que apesar da rotina com trabalho e estudos, os adolescentes mantêm um estilo de vida ativo, e a escolha passa pelas aulas de Educação Física, que mostrou ter uma influência positiva para que eles tenham um estilo de vida ativo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to verify the levels of physical activity of high school students and graduates, and the relationship they established with Physical Education and the regular practice of physical exercise. This article is linked to the research project of the Final Course Paper, in the Licentiate Degree in Physical Education course, at the University of Caxias do Sul. Objective: The aim of this study is to verify whether high school students and graduates in Vale Real, RS maintains an active lifestyle. Method: The research method used is quantitative cross-sectional, with a sample of 29 adolescents, graduated from second and third year high school students at the Bernardo Petry State Elementary School, and graduates graduated in 2020. Data of the study were collected through a questionnaire on Google Forms, covering issues such as levels of physical exercise and relationship with physical education at school, in addition to calculating the body mass index from the collected data. Results: The data collected through the questionnaire, based on the proposed objectives, show that adolescents maintain an active lifestyle, with boys preferring sports and girls walking, with both attending a good number of gyms. Physical Education showed great acceptance of its contents, with sport being their preferred content. Conclusions: Supported by the questionnaire and the objectives, we concluded that despite the routine of work and studies, adolescents maintain an active lifestyle, and the choice goes through Physical Education classes, which has been shown to have a positive influence so that they have a style of active life. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectEducação física (Ensino médio) - Vale Real (RS)pt_BR
dc.titleEstilo de vida ativo entre jovens formandos e egressos do ensino médio em Vale Realpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-07


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples