Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonone, Carlos Gabriel Gallina
dc.contributor.authorOliveira, Lisiane de
dc.contributor.otherRech, Ricardo Rodrigo
dc.date.accessioned2022-04-11T19:03:14Z
dc.date.available2022-04-11T19:03:14Z
dc.date.issued2021-12-18
dc.date.submitted2021-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9818
dc.descriptionO objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu a atuação dos professores de Educação Física em duas escolas públicas municipais de Caxias do Sul - RS, durante o período pandêmico. Além disso, como objetivos específicos procurar identificar as principais dificuldades, limitações e os desafios vividos por esses professores durante esse período. Foram analisadas a reestruturação das aulas presenciais para on line, a forma de conciliar uma vida pessoal e profissional em um mesmo espaço físico e os aprendizados pós pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Como instrumento de coleta de informações foi utilizada uma entrevista semiestruturada com 2 professores de Educação Física de 2 escolas públicas municipais de Caxias do Sul - RS. Os principais resultados foram: com relação a reestruturação das aulas presenciais para aulas on line: a utilização das redes sociais, de ambientes virtuais de aprendizagem e material teórico impresso; em relação aos desafios: dar aulas de Educação Física pelo computador, pouca adesão para o estudo remoto e adaptações para o uso das novas ferramentas de trabalho; com relação a conciliação da vida pessoal e profissional: realização de adaptações a lugares pequenos, dividir o mesmo local com os familiares e a ansiedade; e com relação aos aprendizados: reinventar, levar para si os ensinamentos e ter consciência de que, às vezes, as coisas não saem como esperado. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate how the performance of Physical Education teachers occurred in two municipal public schools in Caxias do Sul - RS, during the pandemic period. Furthermore, as specific objectives seek to identify the main difficulties, limitations and challenges experienced by these teachers during this period. The restructuring of in-person classes to online, the way to reconcile a personal and professional life in the same physical space and post-pandemic learning were analyzed. This study is a qualitative, descriptive and cross-sectional study. As an instrument for collecting information, a semi-structured interview was used with 2 Physical Education teachers from 2 municipal public schools in Caxias do Sul - RS. The main results were: regarding the restructuring of classroom classes for online classes: the use of social networks, virtual learning environments and printed theoretical material; in relation to the challenges: teaching Physical Education through the computer, little adherence to remote study and adaptations for the use of new work tools; regarding the reconciliation of personal and professional life: adaptation to small places, sharing the same place with family members and anxiety; and with regard to learning: reinventing, taking the lessons to you and being aware that sometimes things do not go as expected. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.titleA atuação de professores de Educação Física em escolas municipais de Caxias do Sul - um estudo sobre o período pandêmicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-17


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples