Plano de negócios e metodologia centro de treinamento Flow
Date
2021-07-16Author
Festugatto, Pedro Henrique
Fumagali, Jaqueline
Orientador
Rech, Anderson
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: O progressivo aumento de adeptos ao exercício físico traz consigo um público cada vez mais informado e exigente nesse assunto. Com o crescimento da demanda na área fitness, também houve um progresso da competitividade entre as empresas desse mercado. Hoje vem se tornando mais difícil tanto para um novo negócio fitness entrar e crescer no mercado, quanto para os negócios já existentes se manterem estabilizados. Inovação e qualidade de serviço são fatores essenciais para um negócio de sucesso, e para isso se faz necessário um planejamento estruturado e personalizado pelos empreendedores e gestores. Portanto, o objetivo do presente estudo é planejar a implantação e a metodologia de treinamento e acompanhamento da empresa Flow, um Centro de Treinamento Físico. Metodologia: A metodologia do presente estudo foi dividida em duas sessões, a primeira referente ao processo de entrevista desde sua elaboração até a análise da mesma. A segunda subdivisão é correspondente à elaboração e definição dos protocolos de treinamento, progressão e avaliação que serão adotados no centro de treinamento Flow. Resultados: Todos os entrevistados utilizam o fitness não convencional em suas empresas, sendo o treinamento funcional o método mais aplicado. Os entrevistados caracterizam seus negócios como Boutique e Academia de Nicho, contando com ambiente enxuto com atendimento personalizado. Apenas um dos entrevistados recorreu a um Plano de Negócios para o estudo de sua empresa. Foi protocolado um método de treinamento baseado em quatro pilares (Animal Flow, Treinamento de força, Treinamento Contínuo e HIIT) estruturado em ciclos de três semanas. O Protocolo de avaliação contém seis componentes, que serão testados trimestralmente. O plano de progressão é composto por uma metodologia de desafios, com três desafios que se repetem duas vezes ao ano. Conclusão: Conclui-se que o Centro de Treinamento Flow apresenta um modelo de negócio planejado e conveniente dentro das tendências do mercado. O planejamento e organização indicam que o CT Flow foi pensado e estruturado antes de entrar no mercado, o que aumenta fortemente as chances de sucesso e crescimento do negócio. [resumo fornecido pelo autor]