As expectativas dos profissionais com a prática do badminton para crianças autistas
Data
2021-05-29Autore
Santos, Andriele Fabiane Pereira dos
Orientador
Goulart, Renata Ramos
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O espectro autista se manifesta na infância com comprometimentos no desenvolvimento social, dentre outros fatores. Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Como implementos de jogo, se usa raquete para rebater e lançar uma peteca, própria da modalidade. Objetivo: Descrever as principais expectativas que professores apresentam ao se iniciar uma prática do Badminton com as crianças com Autismo. Metodologia: Pesquisa numa abordagem qualitativa, com quatro profissionais que atuam na Associação L'Aqua. Uma entrevista foi aplicada no período de agosto a outubro de 2020. Resultados: Destacam-se as seguintes categorias de análise: As experiências ou vivências com o Badminton, por parte das profissionais, poderá favorecer a aplicação do projeto; A identificação com os Autistas; Alguns aspectos com foco na relação professor X aluno; Os avanços no desenvolvimento dos alunos; As estratégias metodológicas; As expectativas com relação ao aluno Autista que participará do projeto. Conclusão: Conclui-se que os profissionais que realizaram a prática do badminton com os autistas, têm grandes expectativas com a melhora no desenvolvimento motor e social desses alunos. [resumo fornecido pelo autor]