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dc.contributor.advisorRech, Anderson
dc.contributor.authorMarin, Douglas
dc.contributor.authorRosa, Francielly de Oliveira da
dc.contributor.otherMaciel, Rochele Rita Andreazza
dc.date.accessioned2022-04-14T17:54:37Z
dc.date.available2022-04-14T17:54:37Z
dc.date.issued2020-12-25
dc.date.submitted2020-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9837
dc.descriptionIntrodução: A escola é um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, uma vez que contribui para o aumento do repertório motor da criança. No entanto, não se sabe se há uma diferença no desempenho motor de crianças de escolas públicas e privadas. Objetivo: Verificar se há diferença nas habilidades motoras estabilizadoras em crianças de escolas públicas e privadas da cidade de Flores da Cunha - RS. Métodos: A amostra foi composta por 10 crianças divididas em dois grupos, sendo 5 integrantes de escolas públicas e 5 de escolas privadas. Foram realizadas as avaliações de desempenho das habilidades motoras estabilizadoras através dos testes de equilíbrio em um pé só, rolamento para frente e caminhada direcionada. Os estágios de desenvolvimento das habilidades foram analisados de forma média e comparados entre os dois grupos (escola particular x escola pública). Resultados: Em relação ao desempenho das habilidades motoras estabilizadoras, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos analisados, bem como não foram encontradas diferenças significativas no nível de desenvolvimento das diferentes habilidades na amostra total. Conclusão: As crianças da escola pública e privada de ensino não apresentam diferenças significativas no desempenho das habilidades motoras estabilizadoras. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The school is a favorable environment for the development of fundamental motor skills, since it contributes to the increase of the child's motor repertoire. However, it is not known whether there is a difference in the motor performance of children from public and private schools. Objective: To verify if there is a difference in stabilizing motor skills in children from public and private schools in the city of Flores da Cunha - RS. Methods: The sample consisted of 10 children divided into two groups, 5 from public schools and 5 from private schools. Performance assessments of stabilizing motor skills were performed through the tests of balance in one foot, forward rolling and directed walking. The skill development stages were analyzed on an average basis and compared between the two groups (private school x public school). Results: Regarding the performance of stabilizing motor skills, no significant differences were found between the groups analyzed, as well as no significant differences were found in the level of development of the different skills in the total sample. Conclusion: Children from public and private schools do not present significant differences in the performance of stabilizing motor skills. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.subjectCapacidade motorapt_BR
dc.titleHabilidades motoras estabilizadoras e possíveis distinções entre escolas públicas e privadas de Flores da Cunha-RSpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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